terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Pe. José Arieira - DE NOVO EM MISSÃO


Kisangani, 1 de dezembro 2015



Caros amigos/as,

Paz e bem em Cristo Jesus Missionário do Pai

No dia em que celebro o 41.º aniversário da minha ordenação sacerdotal, a partir de Kisangani quero enviar-vos um a abraço e agradecer a amizade e colaboração que encontrei junto de vós.

Depois de vários dias de viajem, cheguei finalmente à minha destinação: Postulantado “Maison Comboni”, Kisangani. Durante este tempo, tive a oportunidade de participar na ordenação sacerdotal de um missionário comboniano em Kinshasa e no funeral de outro missionário comboniano em Kisangani. Foram momentos muito intensos, sobretudo os 4 dias que precederam o funeral do P. Sérgio, missionário comboniano italiano, que trabalhou durante 40 na Rep. Dem. Do Congo. Os dias que precederam o funeral foram animados por vigílias de oração e na noite antes do funeral, os vários grupos paroquiais: cenáculos de oração missionária, escuteiros, renovamento carismático, legião de maria, agentes pastorais, comunidades religiosas animaram a grande vigília de oração durante toda a noite, seja com a oração do terço, com algumas leituras bíblicas intercaladas com cânticos, seja com a liturgia das horas.

Durante estes 9 anos que estive ausente de Kisangani, lugar onde trabalhei na formação dos postulantes combonianos e que agora volto de novo, muitas coisas mudaram. Kisangani é uma cidade em grande expansão, já não há a guerra, já não se houve tiros de canhão, as bicicletas táxis (toleka) deixaram quase de existir, para dar lugar às motos- táxi. As ruas principais são inundadas por pessoas, sobretudo jovens e crianças.

A nível de Igreja constata-se que há vida e juventude. As pessoas não estão a olhar para o relógio para ver quando a missa termina. As celebrações dominicais podem ir de duas horas a 3 horas. Quando há celebrações especiais como as das ordenações, podem ir até 5 horas, como foi aquela que pude participar da minha chegada a Kinshasa.  

Contudo as pessoas debatem-se com muitas dificuldades, como os 33 jovens que se encontram no Postulantado Comboniano “Maison Comboni” ou na paróquia que temos sob a nossa responsabilidade. Eles vêm de várias partes do Congo, de famílias cristãs, normalmente com muitas dificuldades, procurando cada dia fazer o milagre da multiplicação dos pães. O Seminário onde se encontram os postulantes (seminaristas) combonianos tem capacidade para acolher 20 seminaristas e atualmente encontram-se 33. Para isso foi necessário adaptar uma sala em minúsculos quartos para poder acolhê-los a todos. Enquanto em Portugal os seminários encontram-se vazios, aqui luta-se para que haja um espaço com mínimo de condições para acolhê-los.

 O mesmo se pode dizer em relação à paróquia, Nossa Senhora Rainha dos Mártires (Malkia wa Mashaidi), que nos recorda os mártires da rebelião de 1964, que cresceu enormemente e que atualmente está com dificuldades para encontrar espaços para acolher o grande número de cristãos.

Neste meio onde fervilha a vida, a Igreja enfrenta o problema da formação dos agentes pastorais, das seitas religiosas, e que para isso nem sempre encontra os meios indispensáveis para tal formação.

Apesar de todas estas dificuldades, a vitalidade da Igreja está presente.

Desejo para todos vós um bom início de Advento e que possamos viver na alegre esperança da vinda do Salvador.

Um abraço amigo



P. Zé Arieira



N.B. Aqui normalmente há dificuldade com a internet, por isso nem sempre posso responder aos vossos emails, sobretudo se trazem anexos. Envio-vos uma foto com os postulantes e os seus formadores. O telefone normalmente funciona. Estes são os meus números de telemóvel: Telm.:  00241858611699;  00241827610103

 Quanto ao correio só chega a Kinshasa. Por isso quem quiser escrever deve pôr a direção que se segue:

P.José Arieira

Missionnaires Comboniens

Avenue Metallurgie 2369

Kingabwa, B.P. 1800 KIN 1

KINSHASA-LIMETE

(Rep. Dem. Congo)

Tel. 00241858611699

        00241827610103






Sem comentários:

Enviar um comentário