terça-feira, 11 de abril de 2017

MAIO DE 2017-Encontro Geral em Viseu

1º Encontro em Coimbra em 1976
Caros Colegas e Amigos

É com muito gosto que vos envio o " Programa" para o nosso encontro geral a realizar em Viseu no 1º sábado de maio, dia 6. Trata-se de um ano muito especial. Como sabem, no dia 30 de abril, faz 70 anos que os primeiros  cabouqueiros combonianos chegaram a Viseu. Ou seja, uma semana antes do nosso encontro. Encontraremos, por isso, a comunidade comboniana de Viseu ainda na ressaca dessa celebração que será grande e muito participada por muitos dignitários. Nós , à nossa maneira, celebraremos o facto uma semana depois. Não teremos grandes dignitários connosco. Estaremos nós, rapazes simples do povo que, de alguma forma, fomos alguma vez e durante algum tempo, tocados pelo espírito daqueles cabouqueiros inflamados pelo espírito de Comboni.

O nosso encontro anual visa recordar esses tempos em que, menino(s) e moço(s), como dizia o poeta, saímos das nossas pobres e serranas aldeias com vontade de converter muitos pretinhos e, pelo meio, matar todos os leões ou tigres que se nos interpuzessem no caminho. De tudo isto ficou uma marca, o Espírito Comboniano, em que nos reconhecemos e desejamos manter viva no reencontro com os que sonharam connosco e com aqueles que alimentaram esses sonhos.

Este ano alguns colegas celebram, também, o 50º e o 60º aniversário da sua entrada no seminário. Espero que apareçam todos para uma foto e ,em grupo, recantarmos " o comboio do vale do vouga".

Uma Santa Páscoa para todos

Pela direcção

António Pinheiro




ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS

COMBONIANOS DE PORTUGAL

Caros Amigos

Realiza-se já no 1º sábado do próximo mês de Maio, dia 6, o nosso encontro anual em Viseu – Seminário das Missões. O 1º encontro foi realizado em Coimbra em 1976.

ORDEM DE TRABALHOS


09.00/10.00  -  Recepção e Acolhimento

     11.00       -  Reunião Geral :

                        -  Abertura com o Hino da Associação

                        -  Informações gerais

                        -  Video : Pes. Neres e Claudino no Congo

                        -  Ir. José Manuel: As minhas vivências em Terras de Missão                          

                        -  Pe. José Vieira ( Provincial) – Informações sobre a Congregação 
  
      12.30      -  Celebração da Eucaristia presidida pelo Provincial Pe José Vieira 
                                      
      13.30      -  Almoço . Convívio com vídeos editados pelo José Faria

A reunião, como assembleia geral que também é, pode ser ocasião para renovar os órgãos sociais da Associação. Surja uma lista!!!!!!

APARECE. Traz a família ou outros colegas que tu conheças. VEM CEDO  para fazer render o dia.

Este ano a turma de 1967 e a de 1957 fazem  50  e 60 anos, respectivamente. Seria interessante o reencontro e uma foto de conjunto…50 e 60 anos depois…

Por razões logísticas ( e para minimizar custos), agradece-se que até ao dia 4 de Maio confirmes a tua presença por email ou por telefone para um dos seguintes números:
Isidro Almeida – 234198433 – 926493057 – isidro.almeida@gmail.com
Ir. Valentim – 967838001- valentimrodrigues@hotmail.com
António Pinheiro – 252413057 – 918612894 – aspinheiro@clix.pt
Associação – antigos.alunos.combonianos@gmail.com

Um grande abraço
 Pela Direcção
António Pinheiro
                                                          Vila Nova de Famalicão, 10 de Abril de 2017

26 comentários:

  1. Carissimo A Joaquim,
    Obrigado pelo teu mail, com um abraço e votos de feliz páscoa, desde a arábia saudita.
    Eu irei a portugal em fins d abril e prmeiros de maio, para a apresentação do livro. Se ianda lá esstiver no dia 6 (não lembro em que dia regresso a Italia e aqui ond estou não tenho modo de verificar) farei tudo para estar convosco no encontro.
    Felicidades,
    MA

    Manuel Augusto Lopes Ferreira
    Tel 00351914726496

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, António Pinheiro, muito obrigado pelo seu email.
    Um abraço fraterno, unidos no mistério Pascoal.
    Ir. Zémanel

    ResponderEliminar


  3. Caros, tenho imensa pena de não puder conviver convosco nesse dia. No meu livro que acabo de publicar "As minhas aventuras no País dos Sovietes", um capítulo é dedicado aos Combonianos, a quem muito devo. Um abraço amigo. JMilhazes

    ResponderEliminar
  4. Bom dia caros amigos,

    confirmo, com muito prazer a minha presencia para este encontro de Maio para ver e rever os amigos e colegas.

    Forca para todos .

    Cordialmente

    Jose Marcelino

    ResponderEliminar
  5. Olá Pinheiro, boa tarde. Em primeiro lugar obrigado pelo email que enviaste em relação ao nosso encontro de ex alunos anual em Viseu. Na minha maneira de ver não está bem claro o lugar. Dizes devido a logística de por Viseu estar ocupado por motivos de ocupação e repetes será dia seis de Maio. Sim até aqui claro, mas em Viseu ou na Maia? De qualquer forma irei a Viseu na segunda fim de semana se Abril fazer um retiro e já pergunto como tudo se vai e onde realizar o encontro. Obrigado também pelas notícias do pé. Manuel Augusto, gostei de saber que está por Limone terra de S. Daniel Combini, lugar onde eu já estive e visitei, recomendo lindo para descansar e meditar, não visitasse eu a casa onde nasceu e o quarto dele de onde tenho recordações. Unidos nesta quaresma, desejo te a ti e família votos de uma feliz Páscoa na alegria de Cristo Ressuscitado. Abraço amigo Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  6. OLÁ ANTONIO, BOM DIA.
    RECEBI TUA MENSAGEM. VALEU. AGORA, SÓ FALTA O PESSOAL COMUNICAR A SUA ADERENCIA.

    UM ABRAÇO, BOA PASCOA E ATÉ OUTRO DIA.
    VALENTIM

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos,
    Como já tive oportunidade de comunicar ao colega Isidro, confirmo agora também que, com muita pena minha e infelizmente não pelas melhores razões, vejo-me forçado a estar ausente no encontro anual.
    Peço que compreendam esta minha ausência forçada, por razões de ordem familiar e conto com as vossas orações.
    Prometo que estarei "presente" e espiritualmente ligado a vós nesse dia, sempre especial, para todos os que passaram pelos Combonianos, ainda mais quando se comemoram datas marcantes para esta nossa tão querida instituição, que nos marcou pela vida fora.
    Espero e desejo fervorosamente que em 2018 possa comparecer, sem estes constrangimentos que agora me impedem, assim Deus me ajude!

    Com um forte abraço fraterno a todos vós, despeço-me com muita estima,
    Messias Caseiro

    ResponderEliminar
  8. O encontro anual dos antigos alunos Combonianos vai ter lugar em Viseu, no dia 06 de Maio. As inscrições estão em curso. Atreve te a pareceres.Agpstinhop Marques

    ResponderEliminar
  9. Caros amigos e antigos colegas Combonianos

    Caros António Pinheiro e Isidro

    Infelizmente não vou poder estar presente e tenho pena. Nesse mesmo dia o Encontro do Pessoal da minha Junta impede a deslocação, a ele (não devo, não posso) faltar.

    Por isso fico triste por não poder ir até Viseu também este ano e aproveitar para comprar o livro do P.e Manuel Augusto que logo encontrarei na Maia, historiando estes 70 anos, quase tantos quantos os que já levo de vida..

    Continuarei sempre a honrar S. Daniel Comboni e a recordar com muita saudade padres, irmãos e professores que tanto me ajudaram na minha formação que me trouxe até aqui, recordação que também envolve todos os colegas, de então e de sempre, que me aturaram (nem todos) as tropelias e também me ajudaram neste longo percurso de uma vida onde começa a abanar e a tremeluzir o pavio.

    Um abraço para todos vós, em especial ao provincial P.e José Vieira, como representante da congregação Comboniana em Portugal.

    Um domingo 6 maio bem passado e, já agora, uma oração por mim na Santa Missa, na capela do seminário de tantas recordações. A propósito, lembro parte do livro do Nobel turco Orham Pamuk, "Istambul - Memórias de uma cidade", que descreve mais ou menos isto: "Para poderes sentir a melancolia de uma cidade tens de ter sido lá criança". Pois bem, nas memórias da cidade de Viseu, junto sobretudo o seminário, onde passei cinco anos quando criança e jovem, sentindo essa melancolia. Curiosamente, do banco onde trabalhei anos mais tarde, dos 25 anos aos 28 anos, já não a sinto assim tanto, melancolia que Pamuk chama hüzün, em turco. Tem razão, em criança observamos e percebemos de outra maneira as coisas, não é bem saudade, nem nostalgia, sequer medo ou aflição, melancolia define melhor essa realidade espiritual.

    Os meus cumprimentos a todos vós..

    António Castanheira Gouveia

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Pinheiro!
    Comunico que estarei (José Lázaro) no dia 30 de abril em Viseu e dia 6 de maio estarei eu e o Alberto Teixeira que vem da Austrália.
    Um abraço comboniano.
    Lázaro

    ResponderEliminar
  11. Caríssimos e Ilustríssimos AAA - Combonianos, Felicidades, Alegria + muita e muita Saudade. Com enorme esperança que esta mensagem alcance a todas e todos. Recebi a notícia de que o vosso encontro anual será em Viseu, na data de Sábado, 06/05/ 2017. Isto me lembra as duas vezes em que tão felizmente tive a possibilidade de participar. Desta vez não será, embora só fisicamente; Pois no espirito o serei e bem fortemente. Quantas e Santas expressões se apresentam na minha mente para esse dia radioso! As seguintes quatro prioridades resumem lindamente o que vejo bem marcante: << DUC IN ALTUM ( Lc 5, 4); B Í B L I A; INTERNACIONALIZAR; COMBONIANIDADE.

    1) O ESPÍRITO nos dê Luz, para vermos o que é mais perfeito e força para seguir.

    2) A BÍBLIA não seja só ESCRITURA, mas também LEITURA e Atuação.

    3) AAA não é só numa nação; saibamos abrir-nos para "Além Fronteiras".

    4) Saibamos descobrir o que é mais universalmente vital na herança do COMBONI e, com audácia, seguir.

    A todos os participantes vão meus votos de ótima atuação do Encontro; por minha parte estou preparado grande carrada de orações, para isso. Rezemos pelo amigo Ulisses: está doente.

    Amigo de sempre: Padre Alfonso Cigarini mccJ.

    ResponderEliminar
  12. Prezado Presidente,

    Só para te dizer 3 coisas:
    1. esperamos que estejam bem (tu e a Olívia);
    2. conta connosco (2);
    3. gostei da tua prosa, sobretudo dos "rapazes simples do povo... tocados pelo espírito daqueles
    cabouqueiros inflamados..." e dos "menino(s) e moço(s)... das nossas pobres e serranas aldeias
    com vontade de converter muitos pretinhos e, pelo meio, matar todos os
    leões ou tigres...". Onde é que guardas os teus escritos?

    Abraço
    Laureano

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Meu Caro Amigo e ilustre António Pinheiro,

    Infelizmente, e mesmo depois de já tre agendado esse dia para a minha presença em Viseu, eis que me surge um compromisso de negócio, um cliente Chileno que vem a Portugal, pela primeira vez, chega precisamente na véspera, e tenho que lhe dar apoio... desgraça a minha.

    Faço votos para que corra tubo bem e que efetivamente seja um bom festejo, Comboni, bem o merece.

    Grande abraço


    Jorge Melo

    ResponderEliminar
  15. Caro Amigo Pinheiro,

    Em principio, o que quer dizer se Deus quiser, estarei presente e tentarei uma vez mais que alguns antigos companheiros e colegas que entretanto descobri o contacto que compareçam.

    Aliás, no ultimo encontro falou-se na criação de "subgrupos por zonas", ou seja eu e mais alguns combinamos criar o subgrupo do Sul, ou seja de Coimbra para baixo, para ver se uma vez por mês, ou de dois em dois meses, a um sábado nos juntávamos para almoçar (Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal, Costa da Caparica, etc ...).

    Achamos interessante a ideia, e o Máximo em Setúbal estava todo entusiasmado.

    Aliás, já descobri mais alguns antigos colegas que residem na margem sul, com muito espanto meu, mas a ideia ainda não foi para a frente.
    Vamos ver se é desta. Vou pedir os contactos dos que estiverem presentes e com os que já tenho e depois avançamos.

    Em principio, levo: boa disposição e a celebre "pomada" para por toda a gente bem disposta.

    Um grande abraço deste teu amigo
    Sebastião Morgado


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o convite e muito obrigado pela atenção, mas relacionado com assuntos profissionais, é-me impossível comparecer na data assinalada, o que muito me subestima.

      Os meus cumprimentos e agradecimentos


      José Luis

      Eliminar
  16. Caro António Pinheiro,

    Confirmo a m/presença no "encontro anual" agendado para o próximo dia 6 de Maio corrente, em Viseu.

    C/um abraço,
    A. Pires de Almeida

    ResponderEliminar
  17. Amigos,
    Esperei até hoje para decidir, uma vez que há problemas de saude com a minha esposa, que não foram resolvidos até hoje e não aconselham a minha ausência no próximo Sábado. Por isso não contem comigo, mas desejo-lhes um óptimo convívio. Abraço,
    Álvaro Carvalho.

    ResponderEliminar
  18. Bom dia, caro amigo e colega António Pinheiro.

    Estou a tentar desmarcar um evento em que tinha que participar no próximo sábado, para poder ir a Viseu ao encontro.
    Assim,, à partida, e salvo motivo de força maior, conto estar presente, com minha esposa.

    Abraço.

    Jacinto

    ResponderEliminar
  19. Bom dia,

    Apesar de já me ter inscrito há muito, venho confirmar a minha presença para o Encontro de sábado, dia 7.
    Um abraço,

    António J Aguiar Pedro

    ResponderEliminar
  20. Bom dia!
    Espero lá estar, como já tinha comunicado.
    Abraço ecaté sábado,
    Pe Manuel Augusto

    Manuel Augusto Lopes Ferreira
    Tel 00351914726496

    ResponderEliminar
  21. Bom dia:

    Confirmo minha presença

    Com os melhores cumprimentos

    Luis Filipe Casais de Almeida Costa

    ResponderEliminar
  22. Caros amigos!
    Lamento não estar convosco este ano.
    Espero receber ecos (e fotos) do vosso encontro.
    Daqui vai, com saudade, um abraço do
    Carlos Coelho (ano de 1954).

    ResponderEliminar
  23. Olá António.
    Cordiais saudações.
    Quero confirmar a minha presença no encontro Comboniano esperando encontrar muitos amigos.
    Um abraço e até sábado.


    Hélio Gomes Lages

    ResponderEliminar
  24. Bom dia


    Venho confirmar a minha presença no próximo sábado.


    Um abraço


    Albino Martins

    ResponderEliminar
  25. Bom dia, caríssimo, o primeiro entre os caríssimos.

    Quero confirmar a minha presença no ENCONTRO COMBONIANO, NO PRÓXIMO DIA 6 DE MAIO, em Viseu, onde penso chegar antes das 10 horas....

    Porque o Olindo me telefonou e me pediu para tocar na missa (ele será o DIRETOR do enorme coro) , levarei o meu sintetizador, porque sempre tive dificuldades em escolher o melhor registo no órgão dos Combonianos....


    Imensamente grato fica

    Américo Pereira Martins

    ResponderEliminar