quarta-feira, 14 de maio de 2014

Fernando Paulo - filólogo e escritor


Vejam só a atenção com que o Castanheira e o Tavares ouvem os seus últimos argumentos contra o acordo...

Quem não conhece o Fernando Paulo ( Viseu 1951) !.....
Está sempre pronto a disparar em defesa da língua que articula com a maestria de um filólogo....
Sempre pronto para um discurso clássico e uma boa " polémica " literária.....
Representou a nossa Associação no " Forum Identidade e Missão " promovido em 2012  pela UASP ( União da Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses de que somos sócios fundadores)  e realizado no Seminário Maior de Lamego com a comunicação " Em busca da Ética Perdida...". Claro que foi "polémico"...como sempre!....




Síntese biográfico-curricular:


Fernando Paulo do Carmo Baptista, nasceu em Viseu em 6/04/1940.
Ingressou no Seminário das  Missões – Viseu em 1951/52 onde permaneceu até 1956/57.
Licenciou-se em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Foi professor e inspector do Ministério da Educação e do Ensino Superior.
Docente e investigador do Instituto Piaget de Viseu tendo dirigido o centro de investigação em língua portuguesa.
É sócio de várias organizações ligadas à língua portuguesa
É membro da Sociedade Portuguesa de Autores

Tem   publicados  diversos estudos e artigos sobre Pedagogia e sobre questões  da  Didáctica e da Língua e da Literatura.
Tem  trabalhos  de  tradução,  prefaciamento de vários livros e co-autoria de manuais escolares para a aprendizagem da Língua.
Tem  numerosas  intervenções  e comunicações

 Trabalhos publicados ( entre outros):

-Tributo à Madre Língua ( estudos, ensaios, memórias ), Coimbra, Pé de Página Editores, 2003

-Polifonia, Poiese & Antroppoiese – Para uma sinfónica do Humano, Lisboa, Edições Piaget, 2005

-A rede lexical do « Imaginário » - Clave para uma leitura deste conceito, Lisboa, Edições Piaget, 2007

A publicar
-Por amor à Língua Portuguesa – “ S.O.S” contra a “ monstruosidade” epistemológica, filológica, cultural e pedagógica-didáctica, configurada no actual “ acordo “ ortográfico ( AO/90 )

- « Ensaio –Parecer » filológico-linguistico e pedagógico-didáctico intitulado « Por Amor à Língua Portuguesa»

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