terça-feira, 16 de setembro de 2014

Combonianos no túmulo de S. Pedro

Tal como há 150 anos " Comboni" reza junto ao túmulo de S. Pedro e tal como então...sai de lá inspirado.
Eis o relato do acontecimento:



UMA MANHÃ HISTÓRICA…de emoção e celebração da fé e Missão!

Esta manhã, a15 de Setembro 2014, levantámo-nos cedinho e depressa estávamos no autocarro que nos levou à Basílica de S. Pedro. Antes das 7 hrs já esperávamos ansiosamente que alguém abrisse a porta da Basílica. As 7 hrs bateram, a porta abriu-se e todos entrámos, passo apressado, uns a seguir aos outros. Dirigimo-nos à sacristia e ainda mais depressa para a cripta, em frente ao túmulo de S. Pedro onde íamos celebrar a Eucaristia.
Ali tinha estado Comboni, 150 anos atrás, neste mesmo dia de Setembro, e ali recebeu a inspiração de escrever o Plano para a Regeneração da Africa.
Ali estávamos, 40 Combonianos/as representando a Família Comboniana hoje.
Presidiu à missa o P. Geral, P. Henrique Sanchez, coadjuvado pelo bispo J. Franzelli e pelo superior da província do Sudão, P. S. Pacífico.
“HOJE celebramos a alegria de estar neste mesmo lugar onde Comboni recebeu a inspiração do PLANO. Aqui representamos toda a Família Comboniana”, começou por dizer o presidente.
Todos estávamos bem conscientes que há 150 , a 15 de Setembro 1864, Comboni estava neste mesmo lugar quando recebeu a inspiração para escrever o Plano da Regeneração da Africa. Uma data memorável e histórica para a Missão e para a fundação dos nossos Institutos missionários.
Na homilia, o presidente da celebração, convidou-nos a imitar o “novo caminho de missão” seguido pelo Apóstolo da Africa Central. Ele, inspirado na oração e contemplação, reconheceu a vontade de Deus e viu as necessidades da Africa no seu tempo. Nós, hoje, damos graças a Deus pelo dom do PLANO que Comboni e seus Institutos têm procurado pôr em prática abertos ao Espírito. Damos graças a Deus que é bom para connosco e desejamos continuar a viver para a “Nigricia” na realidade presente, continuou.
Fazendo memória hoje, pedimos a graça da missão em favor da humanidade que sofre hoje e a quem queremos levar Jesus que deu a vida por todos, ontem, hoje e sempre.
Junto ao túmulo de S. Pedro prometemos viver esta a missão que nos é dada pela Igreja, pelo Papa Francisco hoje. “Deus tem muito a fazer através de nós, até realizarmos o sonho de Comboni”, concluiu antes de invocar Maria a quem confiámos a nossa missão, rezando a Ave Maria.

Foi o primeiro momento – histórico, emocionante, vital – de celebração e introdução ao Workshop sobre o 150º aniversário do Plano de Comboni para a Regeneração da Africa que se realiza esta semana em Roma.
O P. Geral abriu o Workshop dizendo que a celebração da manhã tinha sido a melhor introdução  aos trabalhos da semana. Desejou então que o Workshop seja uma experiência espiritual na linha do que foi a experiência do Plano para Comboni! Augurou por fim, que o Workshop possa ser um contributo válido para o Capítulo do próximo ano!

P. Carlos Alberto Nunes, mccj
A Família Comboniana no Túmulo de S. Pedro

Sem comentários:

Enviar um comentário