quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Pe António Ino - SANTO NATAL

Pe Ino à direita na foto com as suas históricas barbichas

Caros colegas e amigos

Estamos em tempo de Natal, tempo de renascimento, de recuperação de forças, tempo de grandes emoções sejam elas quais forem; tempo de alimentar o presente e enfrentar o futuro com as boas recordações do passado, dos natais da nossa adolescência e juventude, da azáfama na construção do presépio monumental, na preparação das celebrações festivas, no ensaio dos angélicos cantos natalícios e...na expectativa de um regresso ainda que curto ao seio da família. Tudo isto foi vivido em comum por várias gerações de antigos alunos.
Hoje sabe bem recordar...

Por falar em recordar...
Sabem que o nosso muito querido Pe. António Ino se encontra em Viseu vivendo os seus oitenta e cinco anos de vida. E continua a fazer projectos... Há poucos dias confidenciou ao José Luis (1959) que gostaria de no próximo verão revisitar as missões de Moçambique onde trabalhou alguns anos, andando a juntar os tostões necessários à viagem para não afectar os recursos da comunidade. Lembrou-se o José Luis, logo secundado pelo Isidro, que essa poderia ser um prenda dos antigos alunos, nomeadamente daqueles de quem ele foi prefeito, reitor, superior, director espiritual e compagnon de route. A conta a utilizar para isso será a da Casa de Viseu, NIB 003300000548061000196, e cada um poderá transferir o que entender. Aquando da transferência deverá ser remetido um email ao superior da Casa de Viseu, Pe Francisco Medeiros, ( viseu@combonianos.pt), com a indicação de que a transferência realizada tem aquele objectivo. No nosso encontro de Maio 2016 poder-se-á fazer um ponto da situação.

Que acham da ideia? O Pe António Ino merece isso e muito mais....
Mãos à obra e...UM SANTO NATAL PARA TODOS.

15 comentários:

  1. Ao amigo António Joaquim Pinheiro quero agradecer a atenção em enviar-me esta comunicação e a aceitação da ideia... que lhe foi confidenciada pelo Isidro a quem eu a tinha dado a conhecer assim como ao Violante e ao Andrade.
    Fico muito satisfeito e na esperança que se consiga pagar a viagem ao Pe. António Ino e ... se possível rechear-lhe um pouco as malas para levar ofertas para as casas ( missões ) onde trabalhou em Moçambique. Estou seguro que dificuldades não faltam por lá !
    Para todos um abraço com votos de um Santo e Feliz Natal !
    Bom Ano de 2016 !

    José Luís Ferreira

    ResponderEliminar
  2. VOTOS
    DE SANTO NATAL
    E DE FELIZ ANO NOVO
    CHEIO DE AMOR, PAZ E ALEGRIA


    P. Dário Balula Chaves
    Missionários Combonianos
    Rua Augusto Simões, 108
    4470-147 – MAIA – Portugal
    E-mail: dario.balula@gmail.com

    ResponderEliminar
  3. Amigo,

    Vivemos tempos de incerteza, descrença e desânimo. Não é fácil encontrar bons materiais, boa madeira e palha, como a do nosso centeio, para metermos na enxerga que há-de receber o Menino. Contudo, não tenho dúvidas que, com a tua sabedoria, que adquiriste ao longo da tua vida, e em muitos momentos que também sentiste que os materiais da tua cama eram fracos, vais arranjar forças e encontrarás tudo aquilo de que precisas para construir a tua cama e colaborar na construção da cama do Menino.

    Um Santo Natal para ti e tua família.

    Caseiro Marques

    ResponderEliminar
  4. Caro António Joaquim Pinheiro e todos os demais colegas e amigos,

    Concordo com a proposta. E que possa ser alcançado o resultado pretendido.

    Descobri Jesus Cristo e recebi a Semente, no Seminário em Viseu, em 59/62, através de um Novo Testamento que estava no banco da capela.
    A semente germinou quando, aos 21-22 anos li a Bíblia que a então minha namorada me ofereceu. Desde então, nunca deixei de proclamar o Nome que é sobre todo o nome, o dulcíssimo Nome do Cordeiro de Deus, Senhor e Rei Jesus (Actos dos Apóstolos 4:11-12). Aproxima-se o dia da Sua vinda, lembrada em mais este Natal, para cumprir as profecias que, em resumo, todos os cristãos dizem (distraidamente e sem convicção?...) no "Credo": "[...] e de novo há-de vir em Sua glória [...] e o Seu Reino não terá fim"!

    Agora que estou reformado, Deus concede-me que o faça praticamente de forma integral: Jornal local (STS), Rádio Vizela, Aulas Bíblicas aos Domingos.

    É com grande alegria, pois, que aproveito para desejar, igualmente ao António Joaquim Pinheiro e a todos os colegas e amigos, e seus queridos, Feliz Natal de Jesus, com Jesus, para Jesus - ou nem sequer será Natal...

    Junto, com prazer o meu "postal" de Boas Festas.

    Deus abençoe todos, por Jesus Cristo, na estreita união do Espírito Santo!

    Jacinto Marques

    ResponderEliminar
  5. PARA TI AMIGO/A,
    AQUI DEIXO OS MEUS VOTOS DE SANTO NATAL E BOM ANO 2016!
    QUE O MENINO JESUS, QUE ESTE ANO RECEBEMOS COMO "ROSTO DA MISERICÓRDIA",
    ENCHA O NOSSO CORAÇÃO DAS SUAS BENÇÃOS, ESPECIALMENTE...
    PAZ, PERDÃO, BONDADE, TERNURA ...ALEGRIA!!
    FAÇAMOS NATAL...COMO ENSINA O PAPA FRANCISCO:
    Pe Carlos Nunes

    ResponderEliminar
  6. A todos os amigos - aos que já me expressaram seus votos natalícios e a todos os outros - desejo, nesta quadra festiva, um Santo Natal e um Ano Novo de 2016 cheio das maiores venturas. Nesta era digital (vejam o vídeo) ainda há lugar para o sempre lindo e tradicional presépio com o Menino Salvador e revoadas de anjos a cantar .
    É festa e, por isso, os nossos corações exultem também, e cantem jubilosos:

    "Gloria in excelsis Deo" e paz na terra aos homens a quem Ele ama"
    Olindo

    ResponderEliminar
  7. DESEJAMOS A TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS UM SANTO NATAL E UM ANO NOVO CHEIO DAS MAIORES
    FELICIDADES... QUE A LUZ DO PRESÉPIO ILUMINE O CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓS!

    Elsa e António Máximo

    ResponderEliminar
  8. Estimado amigo António Pinheiro,
    Uma palavra simples, nesta hora que antecede a noite de Natal, para lhe dizer que me lembro de si e da sua família na minha contemplação do Presépio de Belém, e que lhe desejo a alegria e a luz que o nascimento de Cristo traz às nossa vidas.
    Que o Senhor abençoe também os seus projectos para o novo ano.
    O meu abraço de amizade.
    Pe Manuel Augusto

    Manuel Augusto Ferreira
    malfmccj@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Desejo que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de paz! Feliz Natal!
    Joaquim Coelho

    ResponderEliminar
  10. Obrigado, meu amigo.
    Retribuo do coração.
    Votoso de Festas Felizes, Saúde, Paz e Bem.
    Grande Abraço do,
    Reinaldo

    ResponderEliminar
  11. Obrigado e aqui vai o meu desejo de um sereno e Feliz Natal, em que esteja presente ainda mais a união e a paz. Abraço enorme
    Manuel Correia

    ResponderEliminar
  12. Aproveito uma mensagem manuscrita do meu neto, que vai em anexo e muito me emocionou, para desejar aos meu amigos um Feliz Natal e um ano de 2016 cheio de felicidades.

    Um grande abraço meu e da minha família.

    Aventino.

    ResponderEliminar

  13. Caríssimos,

    1. Desta urberzinha vos envio este “postal” obtido da varanda da minha casa.
    A árvore, serpenteando embora o símbolo do bem material (o Meliá está a duzentos metros), não deixa de nos remeter para o global espírito do Natal, que vos desejo com
    saúde, bem-estar e paz, continuados por 2016...
    Laureano Leitão

    ResponderEliminar
  14. Santo ano 2016 vivido a acolher e a oferecer a cada irmão a infinita misericórdia do Pai...
    Pe. Alberto Vieira

    ResponderEliminar
  15. oa tarde a todos,
    Já reativei o meu Facebook, (JOSÉ LEMOS)
    Abraço e bom ano de 2016 para todos!
    Obrigado
    Lemos

    ResponderEliminar