1. Muita
gente sente que este longo tempo de pandemia lança uma incerteza corrosiva
sobre o nosso quotidiano e sobre o futuro. Os alertas diários contra o desleixo
e o pânico são indispensáveis, mas sem alimentar as fontes e as razões humanas
e divinas da esperança, não conseguiremos renovar as nossas resistências
físicas e psicológicas.
Os meios de comunicação social
insistem, a toda a hora, em nos dizerem quantos já morreram, quantos são os
infectados, quantos os internados em UCI e quantos os recuperados. Receio que
esse contínuo exercício de tabuada acabe por saturar e anestesiar a
sensibilidade para a gravidade da Covid-19 e para os comportamentos exigidos em
todas as situações de risco.
Como vencer, em casa e na rua, no trabalho e
no laser, a ansiedade e o medo de ser infectados? Não sei. Mas para além das
questões de saúde e das dificuldades psicológicas de cada um, o caminho mais
adequado e menos heróico parece ser o da prática das medidas mais recomentadas,
como a distância física, o uso da máscara e a lavagem das mãos.
O descuido com essas recomendações talvez seja
um dos responsáveis pela expansão incontrolável da Covid-19. Depois, exige-se à
DGS, ao SNS e aos diversos órgãos do poder que sejam infalíveis nas suas
decisões e actuações!
Em nome do direito e do dever de cada cidadão
praticar o livre e indispensável exercício da crítica, resvala-se com
facilidade para a politiquice que mata o sentido da responsabilidade social,
cultural e política.
Repete-se que estamos a passar o pior ano das
nossas vidas. Investigadores, virologistas, infecciologistas foram todos
surpreendidos pelo modo de aparecimento e pela força da Covid-19. Ainda hoje, o
comportamento do vírus está longe de gerar unanimidade por parte da comunidade
científica, o que torna a situação particularmente complicada.
Além disso, o impacto da Covid-19 na economia é incalculável.
Não se trata, apenas, de mais uma crise. Dizem os entendidos que é a pior crise
económica e social desde a Segunda Guerra Mundial. O caos ameaça muitos países
e dá a ideia de que ninguém sabe como encontrar um equilíbrio entre o controlo
da pandemia e o resgate da economia.
Os cínicos e os tolos, ao dizerem que esta pandemia não passa de
uma gripezita, acautelam-se a si próprios com os seus negócios e abandonam as
populações à sua selecção artificial.
2. Segundo o calendário
litúrgico, entramos hoje num tempo de resistência à resignação e ao fatalismo.
A recente mensagem da CEP[1],
confessa que «o Deus do Advento vem para o meio da pandemia, pega na nossa mão,
muda o coração e envia-nos a mudar a situação».
A esperança é a virtude das horas difíceis. O
dominicano Tomás de Aquino, servindo-se da filosofia aristotélica, dizia que o
objecto da esperança é a luta por um bem futuro, árduo, mas possível de atingir[2]. Ela não é convocada quando
o presente é de contentamento, de pura alegria, nem quando o futuro se
apresenta como absolutamente impossível de alterar apenas pelas capacidades
humanas. Nessa altura, só Deus nos pode valer.
Muitas vezes, terá de ser
vivida em situações heróicas, como as descritas nos anos de prisão, pelo
Cardeal vietnamita, Van Thuan[3]. Mas a trémula luz que nos
ilumina deve servir para ajudar os que se encontram dominados pelo pânico ou
pela miséria. A verdadeira esperança rompe com o egoísmo porque é intrinsecamente
solidária.
É neste sentido, mas não só,
que deve ser entendida a realização do Encontro Economia de Francesco, de 19 a 21 deste mês, que culminou numa
importante Declaração Final e Compromisso
Comum, em 12 pontos, endereçada a economistas, empresários, decisores
políticos, trabalhadores e a todos os cidadãos do mundo.
Na sua importantíssima
vídeo-mensagem, o Papa mostrou que esse dia não era de clausura, mas de
relançamento de um trabalho que deve continuar para alterar o rumo da economia
mundial. Isto pode parecer impossível, mas não é. Tem de ser um compromisso que
leve, adultos e jovens, a realizar o que parece uma utopia, mas que é uma
urgente necessidade, reconhecida por muitas vozes nesse Encontro, como uma
evidência para quem não fecha os olhos aos efeitos devastadores de uma economia
centrada, apenas, na busca do máximo lucro.
Como transformar o que foi
vivido, documentado e explicado, nesses dias, em princípios de acção
sustentados e estimulados por uma esperança activa? Como é que podem ser
convertidas as instituições católicas, que continuam a reproduzir o ensino da
economia que mata, numa investigação da economia ao serviço do bem comum, a
começar pelos mais pobres?
3. Quem
tiver uma visão ritualista do cristianismo dirá que Advento vem todos os anos,
faz parte da rotina litúrgica.
Tomás de Aquino defende que
o agir de Cristo, de há dois mil anos, na sua divina energia salvífica, atinge,
presencialmente, todos os tempos e
lugares[4]. Não é uma realidade
apenas do passado. Cristo é nosso contemporâneo. Não se esgota em nenhuma época
nem deixa nenhum ponto do globo sem a sua clandestina presença. Cristo acontece
no nosso acontecer quotidiano.
É no horizonte do Natal que
celebramos o Advento. São celebrações da esperança, não da alegria realizada,
mas um protesto contra um destino que parece implacável. É uma esperança em
movimento: Cristo acontece no nosso quotidiano, para que este seja alterado,
nos torne diferentes, atentos a tudo o que movimenta a história humana, o
advento do novo, do que nunca aconteceu.
O Deus de Jesus não é um
deus dos mortos, mas da ressurreição de toda a nossa vida. O misterioso nome de
Deus dado a Moisés significa: Eu sou
Aquele que serei. Como escreveu Frei José Augusto Mourão, O.P., o nascimento de Jesus em Belém é o
nascimento de Deus como homem[5], para renascermos como
verdadeiramente humanos.
Entretanto, fiquemos com um
fragmento do grande poema de Charles
Péguy sobre a modesta virtude da esperança, recordado pelo Papa Francisco no
seu mais recente escrito[6], pois
é ela que nos diz bom-dia todas as
manhãs:
«Mas a
esperança, diz Deus, essa sim causa-me espanto./Essa sim, é digna de espanto./Que
essas pobres crianças vejam como tudo acontece/ e acreditem que amanhã será
melhor./Que elas vejam o que se passa hoje e acreditem /que amanhã de manhã
será melhor./ Isso é espantoso e essa é a maior maravilha da nossa graça./E
isso a mim mesmo me espanta./ Pois é preciso que a minha graça seja em verdade
/duma força inacreditável./ E que ela brote duma fonte, como um rio
inesgotável./ Desde o primeiro momento e corra para sempre».
29. Novembro. 2020
[1]
Conferência Episcopal Portuguesa
[2] STH, I-II q.40, a. 1-8: Spei obiectum est bonum futurum arduum possibile adipisci
[3] Van Thuan, Compromisso de esperança. Escritos inéditos de Van Thuan, Paulinas, 2020
[4] STH, III, q. 56, a. 1 ad 2; ad 3: Quae quidem virtus praesentialter attingit
omnia tempora et loca.
[5] Cf. A Palavra e o Espelho, Paulinas, 2000, p. 12
[6]
Il Cielo sulla Terra, Editrice
Vaticana, 2020. Cf. Pastoral da
Cultura, 24.11.2020
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