quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

No ano novo de 2025, o quê? Anselmo Borges Padre e professor de Filosofia

 No ano novo de 2025, o quê?

Anselmo Borges

Padre e professor de Filosofia

30 Dezembro 2024

Há regiões em que na noite de passagem de ano tudo o que é velho - roupas, pratos,

mobília... - vai pela janela fora para a rua. E também é sabido que na noite de

passagem de ano há licenças ao nível do álcool e até com a sexualidade que

normalmente não são permitidas. É um pouco como se, retomando agora de modo

secularizado os mitos cosmogónicos, se instalasse o caos primitivo, para, em seguida,

como fizeram os deuses in illo tempore, ser reposta a ordem do cosmos.

Perante um ano novo que está aí à nossa frente, os sentimentos misturam-se:

perplexidade, entusiasmo, dúvida, expectativa, temor, esperança... Que é que nos

reserva o novo ano: para mim, para a minha família, para os meus amigos, para o país,

para a Europa, para o mundo? Será melhor, será pior que o ano que passou? É preciso

pensar, pois a perplexidade é gigantesca — pense-se nas guerras em curso e a ameaça

nuclear, pense-se na situação periclitante da Europa no contexto da nova geoestratégia

global, pense-se na crise climática mortal, pense-se, sem excluir as suas vantagens, nos

perigos da inteligência artificial, do trans- e pós-humanismo...

Por vezes, somos tentados a pensar que é tudo igual, que tudo se repete: morre um

ano, surge outro ano, na roda eterna do mesmo... Mas não é assim. Nunca houve na

história de cada um de nós, na história do país, na história da Europa, na história da

humanidade, na história do mundo, com cerca de quinze mil milhões de anos, um ano

como esse que está a chegar. Ele aí vem, novo, pela primeira vez, como criança

acabada de nascer. E exactamente como a criança vem aí com confiança. Todos nós,

individual e colectivamente, enfrentamos, apesar de tudo, o novo ano essencialmente

com confiança: se reflectirmos bem, esperamos, evidentemente com realismo,

também com temor, mas essencialmente esperamos confiadamente. Porque o ser

humano é um ser constitutivamente esperante, apesar da dureza toda com que a vida

nos vai confrontando.

Porque é que os homens e as mulheres, apesar de todos os fracassos, horrores,

sofrimentos e cinismos, ainda não desistiram de lutar e de esperar? Porque é que

continuamos a ter filhos? Porque é que depois de guerras destruidoras e terramotos

devoradores, recomeçamos sempre de novo? Perguntava, com razão, o célebre teólogo

Johann Baptist Metz: "Porque é que recomeçamos sempre de novo, apesar de todas as

lembranças que temos do fracasso e das seduções enganadoras das nossas

esperanças? Porque é que sonhamos sempre de novo com uma felicidade futura da

liberdade", embora saibamos que os mortos não participarão nela? Porque é que não

renunciamos à luta pelo homem novo? Porque é que o ser humano se levanta sempre

de novo, "numa rebelião impotente", contra o sofrimento que não pode ser sanado?

"Porque é que o ser humano institui sempre de novo novas medidas de justiça

universal, apesar de saber que a morte as desautoriza outra vez" e que já na geração

seguinte de novo a maioria não participará nelas? Donde é que vem ao ser humano "o

seu poder de resistência contra a apatia e o desespero? Porque é que ele se recusa a

pactuar com o absurdo, presente na experiência de todo o sofrimento não reparado?

Donde é que vem a força da revolta, da rebelião?"

Neste movimento incontível, ilimitado, do combate da esperança, pode ver-se um

aceno do Infinito, um sinal de Deus.

E um propósito: em cada dia de 2025 dedicar alguns minutos de silêncio à meditação

sobre o essencial.

*Padre e professor de Filosofi

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