sexta-feira, 25 de julho de 2014

Fátima 2014

É já amanhã que se reunirá em Fátima a Família Comboniana. Quem puder....faça por estar presente. Eu não posso.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Curiosidades de velhos tempos

A capela do seminário das missões de Viseu era desde o princípio um ponto de referência para a comunidade dos arrabaldes sul da cidade e para os habitantes da própria cidade. Os padres italianos, cultivadores , por vezes, de grandes e fartas barbas, desprovidos de preconceitos sociais no vestir, no falar e na forma como se deslocavam ( de moto, de bicicleta e até mesmo a pé) constituiam uma lufada de ar fresco nos modos um pouco bafientos, snobs e até mesmo mundanos de uma boa parte do clero local. Mas uma das coisas que atraía muita gente à capela do seminário era, sem dúvida alguma, a solenidade com que eram celebradas as datas do calendário litúrgico. Os paramentos, a música, o coro, os sermões bem estruturados e os inúmeros acólitos sempre muito bem orientados....eram um regalo para os olhos e para os ouvidos dos que assistiam ou participavam. Nos dias mais solenes ( Natal, Páscoa, Pentecostes ou em momentos altos da vida dos seminaristas)  a procissão saía da porta principal do seminário, percorria o adro e entrava solenemente na capela. Em determinada altura introduziu-se a moda dos pagens...Pareciam "guardas suiços" do vaticano em férias na região de Viseu. Vejam só que lindos que eles eram nas suas fardas coloridas e bem tratadas.
O António Castanheira( Gouveia) e o Manuel Rodrigues ( ? ) abriam o desfile. Eu seguia logo atrás do Castanheira O pe Enzo Sório era o celebrante ...

domingo, 20 de julho de 2014

Férias de Verão - 2


1963 - Coimbra - Passeio de finalistas ( Da Esq. Para a Dir: António Joaquim,D...,( Pe ) Claudino,( Pe ) Francisco, Agostinho Borges, Aurélio, João Reis )
As férias eram aproveitadas para descomprimir, mas também para enriquecimento cultural. E havia já na altura o passeio dos finalistas. Alguns dos grupos de finalistas puderam ter essa experiência como aconteceu com este grupo que em Agosto de 1963 lá foi até Coimbra onde lhes foram proporcionadas visitas a alguns dos locais mais simbólicos da capital dos "doutores". Este grupo tinha acabado de fazer o 5º ano em Viseu e preparava-se para ir para a Maia fazer o escolasticado. Iniciara-se naquele ano uma experiência nova. Em vez do noviciado em Famalicão , esperava-nos o saudoso Pe Poda na Maia com as suas aulas de filosofia assim como o também saudoso Pe Signoretti com as suas aulas de literatura latina e grega dadas em latim para que nos víssemos gregos.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Aniversário sacerdotal - Pe Carlos Nunes





GRAÇAS A DEUS…por 30 anos de sacerdócio missionário

No fim da celebração da Eucaristia na Capelinha das Aparições não tinha vontade de ir embora…Queria ficar ali, aos pés de Maria, junto com os familiares e amigos presentes…ficar em silêncio, em acção de graças e louvor pelo DOM.
Mas a missa tinha acabado. Foi uma celebração bonita e  tínhamos de ir. E assim  partimos na certeza de que não íamos sozinhos. Jesus ia connosco. Maria acompanhava-nos com a sua intercessão pelos caminhos da vida, da vocação e da missão.
Foi uma tarde feliz. A missa começou com sorrisos e bom acolhimento pelos encarregados na Capelinha. Celebrámos o DOM. Louvámos a Deus com cânticos e de todo o coração. Rezámos, com e por Maria, Rainha das Missões, por todos e todas os que fizeram parte destes 30 anos de ministério.
Muitos estavam presentes fisicamente, muitos mais acompanharam de longe. Alguns apareceram sem anunciar e foi uma agradável surpresa ver caras conhecidas e amigas ali presentes. Fiquei admirado e feliz ao ver que fizeram o sacrifício de vir. Familiares e amigos do Sabugal com o pároco e a minha mãe à frente; gente de longe...de Malawi via Norte; de Londres via Montemor-o-novo; de Oliveira de
Stª Maria (Guimarães); de S. Pedro do Sul; Chamusca; Palmela; Moita; de Rio Maior, Santarém, Lisboa...e os que me informaram seguiam pela Internet.. e até, entre os cristãos “desconhecidos” na Capelinha, a presença do “BETO” e sua mãe, guarda redes da selecção nacional de Futebol que os meus sobrinhos descobriram e saudaram e a quem disse que gostou muito da celebração.
Dali, com a maioria dos amigos presentes fomos para casa dos meus sobrinhos Rui e Madalena. Todos partilhámos um bom churrasco com borrego e tudo; bebidas, bolos e frutas…patilha em que ninguém fica com fome!
A presença de cada pessoa é uma mensagem; um pouco do coração partilhado. Todos juntos formamos uma família de fé e amizade. Nada melhor do que a Fé assim vivida. É bom acreditar. È bom ser amigos. É bom partilhar a fé e estarmos unidos no amor da Missão.
Comentando o dia, o meu sobrinho disse-me acerca da minha mãe: Perguntaram-lhe se queria vir a Fátima para os 30 anos do sacerdócio, sabendo que seria uma longa viagem e com calor… ela respondeu: “ Claro que quero, ainda que morresse no caminho…”!
Eu ao chegar a casa eu e ao ler as mensagens recebidas,  posso dizer com ela: “Se eu morresse hoje, depois deste ENCONTRO, morreria feliz”!

OBRIGADO POR SEREM PARTE DESTA AVENTURA!

P. Carlos Alberto Nunes, MCCJ

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Fátima - Peregrinação da Família Comboniana


2012-Em Fátima com o Pe Cegarini
Caros colegas
Realiza-se no próximo sábado, dia 26 de Julho, a peregrinação anual a Fátima da Família Comboniana. Entre outros momentos haverá a cerimónia do envio de missionários para terras de missão. São colegas nossos que partem para uma novo período de trabalho em terras de além-mar seguindo a realização dos seus sonhos apostólicos. Uns partirão pela primeira vez. Para outros será um retorno depois de um período de descanso e trabalho na retaguarda.
Seria interessante que os antigos alunos se fizessem representar nesta peregrinação em número condizente com a sua dimensão. Trata-se de um dia especial em ambiente também especial. Quem puder não deixe de comparecer.
Um abraço

terça-feira, 8 de julho de 2014

Férias de Verão



Nos meses e Julho e Agosto havia a descompressão geral. Os seminários ficavam desertos. Havia que mudar de ambiente. Até porque era preciso deixar os espaços livres para receber os novos candidatos ao seminário que em  levas inimagináveis hoje se reuniam em Viseu e, mais tarde também em Famalicão, para o famoso estágio de 15 dias. Era uma espécie de pré-seminário. Aí eram testadas  a capacidade de resistir ao afastamento dos mimos familiares, a firmeza de vontade em iniciar esta longa viagem rumo ao sacerdócio e estabelecidas as” negociações” finais com os pais.
A descompressão,  porém,  era a regra da época, como a destes jovens acabados de fazer os primeiros votos,  em passeio pelo norte de Inglaterra
1967 - New Brighton beach , England ( da Esq. para a Dir: António Joaquim, (Pe) john Dawny e ( Pe) Dário)
.

domingo, 6 de julho de 2014

Férias há 50 anos....

1964 - Praia de Árvore em Vila do Conde
Quem se recordará destes meninos de há 50 anos? Apenas 2 deles apareceram no nosso encontro de Viseu. Espero que no próximo ano vários outros poderão aparecer.
Estavam todos com imenso calor e usando fatos de banho de último modelo. Árvore era a praia escolhida para os alunos da Maia - grande areal, amplas vistas , denso pinhal próximo e muito discreta. Os nossos educadores sabiam escolher bem. Bem hajam.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Junho/julho - mês de exames e de partida para férias

Com o mês de junho lá vinham os exames, os santos populares e, por fim ....férias. Nos primeiros tempos, e para os de mais longe, era altura do regresso a casa para umas repousantes férias em família. Claro que parte da rotina do seminário...continuava: levantar cedo para participar da missa na paróquia, etc, etc....Era também a altura em que alguns, mercê das notas dos exames ou de outras informações, recebiam a notícia de que o seu caminho seria outro.
Mas as férias eram algo de inesquecível.....