sábado, 13 de dezembro de 2014

Em Jerusalém...esperando o Natal

Um candelabro para este Natal


Estamos a meio do Advento e venho desejar uma boa caminhada de preparação para a celebração do Natal de Jesus. Faço votos que o Natal, a celebração do nascimento de Cristo, nos ajude a viver um momento de realização das nossas mais pessoais expectativas e profundos desejos – de beleza, de verdade e bondade - de paz e comunhão com Deus e com os outros, que o Natal cristão anuncia e oferece a todos.
Ontem, depois das aulas e como exercício deste advento, fui a Ain Karim, a aldeia onde a tradição cristã coloca a residência de Zacarias e o local da visitação que Maria fez a sua prima Isabel, esposa de Zacarias e mãe de João Baptista. Quem lá pode ir, como quem não pode, todos podemos reconstruir e reviver a cena pela leitura do Evangelho de Lucas 1, 39-56.
Antes de lá ir passei pela Sinagoga do Hospital de Hadassah, para contemplar as famosas doze janelas vitrais de Marc Chagal: uma obra de arte de grande beleza e carregada de história religiosa, a fazer memoria das bênçãos do Patriarca Jacob a cada um dos seus doze filhos, de Deus a um povo.
Passei por lá, para entrar neste movimento de bênção, de dom, de visitação de Deus a um povo escolhido, à humanidade. Um movimento de saída de Deus de si, já começado na criação do universo e que atinge a sua plenitude na revelação em Cristo, no Seu nascer na nossa humanidade.
De lá, dirigi-me a pé, pelos carreiros do monte como o terá feito Maria, para Ain Karim, para visitar a Igreja de São João Baptista e a Igreja da Visitação. A visitação de Maria à sua prima entra neste movimento que Deus imprime ao universo e a quantos O acolhem: sair de si para ir ao encontro dos outros, do Outro, que outro não é que Ele próprio.
...
Manuel Augusto Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário