sexta-feira, 26 de maio de 2017

Maio 2017-à guisa de relatório

                                     
No dia 6 de maio de 2017, tal como previsto, de vários pontos do país e do mundo (de Paris, da Austrália…) houve gente a movimentar-se a caminho de Viseu. O ponto de encontro estava há muito marcado: O SEMINÁRIO DAS MISSÕES.

O dia estava solarengo e agradável. Daí que por volta das 10H30 já fosse possível iniciarmos a nossa reunião geral depois dos abraços do reencontro.

Cantou-se o hino da Associação e, terminado este, lembramos os ausentes que, por uma razão ou por outra, não puderam estar presentes, mas fizeram questão de enviar uma mensagem de amizade realçando a sua presença em espírito. Fizeram-se as apresentações por ano de entrada e em grupo. Foi giro rever os que celebravam 50 e 60 anos de entrada para o seminário! A alegria de reviver in loco esses tempos e junto dos colegas desse mesmo tempo! Muita emoção junta!...

Passadas algumas poucas informações e feitos os agradecimentos ao Superior da Casa por nos receber, ao Provincial por partilhar o dia connosco e aos colegas que colaboraram nos contactos – o Isidro de Aveiro, o Coelho de Barcelos e o Sebastião de Santarém – e ao Ir. Valentim que nos tem espicaçado, foi a vez do Ir. José Manuel nos falar das suas vivências em terras de missão. A todos nos surpreendeu, já no fim da sua exposição,  quando nos apresentou fotografias características de África ou das Américas, mas tiradas bem perto do centro de Lisboa – Camarate, a sua nova terra de missão. Os Combonianos são assim: encontram sempre “periferias” onde desenvolver o espírito de Comboni.

O Pe. José Vieira, Superior Provincial, fez-nos de seguida o ponto de situação da congregação em Portugal e das celebrações dos 70 anos da sua presença em Viseu, dos estudos sobre a reorganização do dispositivo em terras lusas e até a nível da Europa.

O Pe. Manuel Augusto fez-nos uma apresentação sumária do seu livro “ Uma História Singular” que concluíra para as comemorações dos 70 anos. Confesso-vos que o li com profunda emoção, pois que em cada capítulo me sentia também um protagonista da história e me interrogava com frequência – onde estava eu nesta altura?..Cada um de nós era capaz de a vários daqueles capítulos acrescentar alguns subcapítulos que tornariam a história ainda mais rica e personalizada. Acho que o autor poderia agora fazer aquilo que ele disse que gostaria de ter feito- um romance, onde essas muitas outras estórias teriam certamente cabimento. Bom, fiquei com a ideia de que o livro vai ser um sucesso comercial (pelo menos entre os antigos alunos) e que esse facto poderá ajudar o Pe. Manuel Augusto a decidir-se pelo desejado romance.

Alguns colegas apresentaram também o seu testemunho. O Fernando Paulo deu-nos conta do seu projecto para Moçambique onde tenciona estar brevemente; o Alberto Pais Teixeira disse-nos da alegria do reencontro depois de dois dias de viagem desde os confins da Austrália; o João Heitor –o nosso “adido” cultural em Paris – cujos filhos o surpreenderam com os bilhetes de avião para o obrigarem a sair da sua área de conforto e meter-se a caminho para fazer o que eles sabiam dar-lhe muita alegria.

A sessão terminou com o Olindo e o Américo a tentarem  pôr todas as vozes de acordo para a celebração da Eucaristia que foi presidida pelo Pe. Joaquim Pereira e concelebrada por todos os presentes (segundo os “novos” conceitos teológicos nos dizer do Pe. José Vieira).

Seguiu-se o almoço de confraternização regado com a “pomada” do Sebastião ( 14º) que alertou para a abundância do fornecimento de modo a não haver inibições.. O refeitório do famigerado “ óleo de fígado de bacalhau” estava  lotado. Já no fim do almoço o Pe. Zé de Sousa ainda tentou umas “Faleiradas”,mas a ausência do acordeão do Américo não permitiu que “ o comboio do vale do Vouga”entrasse nos carris. Depois…foi a descontracção nos “recreios” onde muitas estórias foram recordadas à sombra dos castanheiros que já morreram e testemunhadas pelos monumentais e seculares carvalhos; se falassem…eles próprios contariam romances sem fim…

Fotos tiradas, a jornada foi-se concluindo em amena cavaqueira aqui e ali.

Já perto do regresso ao norte, eu e o José Sá sentámo-nos com o Pe. Francisco Medeiros para fazermos a contabilidade do dia. Com os 1.640,00 euros recolhidos pela dupla José Sá e Lino Pinto, pagamos o almoço, constituímos uma Bolsa de Estudo, reservamos 100,00 € para o pagamento da quota anual (2017) da UASP e com o restante subsidiamos o desgaste e limpeza das instalações.

O nosso profundo agradecimento a toda a comunidade comboniana de Viseu que nos acolheu, ao Pe.António Ino pelas palavras que nos dirigiu antes de se afastar para colocar o seu coração em repouso.

Os nossos votos para que continuemos a manter vivo dentro de nós o espírito comboniano que animou a nossa adolescência e juventude e …para o ano haverá mais, se Deus quiser.



Trofa, 25 de Maio de 2017

 Pela Direcção

António Pinheiro

4 comentários:

  1. Meu caro António Pinheiro:

    Bem-haja pelo teu riquíssimo "relato". Tens jeito... .

    Na verdade, é gratificante pertencer à Família Comboniana.

    Até breve, com um grande abraço do
    Amândio Pires de Almeida

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Parabens pelo relato.

    As fotos não abrem!.....
    José Faria

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado, amigo, António Pinheiro, envio-lhe um abraço fraterno em S. Daniel Comboni.
    Ir. José Manuel

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Pinheiro e Isidro!
    Peço desculpa mas não consigo abrir o ficheiro das fotos.
    Peço ajuda.
    Obrigado.
    bfs
    Lázaro

    ResponderEliminar