quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

QUE HÁ DE NOVO PARA ESTE NATAL?Frei B. Domingues, O.P.


1. No solstício de inverno – o momento preciso em que a duração do dia ultrapassa a duração da noite – os antigos romanos celebravam o Sol invictus, quer dizer, a vitória do deus Sol sobre a noite e sobre a morte. A Igreja de Roma resolveu designar essa data como a do nascimento de Jesus, o verdadeiro sol da vida: foi Ele que enfrentou a morte e a venceu! Como vimos na crónica do Domingo passado, o Natal tornou-se a cristianização inculturada de uma festa gentia.

 Em regime de Cristandade, passou a ser uma celebração de cristãos para cristãos. Hoje, evoca uma bela festa de família, mesmo quando esta instituição está a passar por crises de vária ordem. No entanto, o centro da prática e da mensagem de Jesus consiste em procurar fazer família com quem não é da família biológica. Só nessa dimensão o Natal se pode tornar cristão.

Jesus, o Nazareno, teve uma intervenção na história humana, a partir de Israel com poucas saídas ao estrangeiro, embora muito significativas da sua mensagem universalista. Como diz o filósofo, André Comte-Sponville, os melhores especialistas discutem, desde há muito tempo e ainda hoje, acerca da historicidade de Jesus, mas ele não aceita que o tratem como uma personagem mitológica: «gosto de pensar que um homem, de há dois mil anos, tenha manifestado – não só por palavras, mas pelos seus actos – o essencial, que não é nem a força nem a riqueza, mas o amor, a justiça e o cuidado com os mais frágeis»[1].  

Muito se tem escrito sobre Jesus como judeu marginal e como judeu central. Nem judeus nem muçulmanos o podem esquecer, seja qual for a história das relações entre cristãos, judeus e muçulmanos.

Alguns judeus têm estudado, com rigor e simpatia, a figura de Jesus[2]. É também uma figura muçulmana importante[3]. Como é evidente, no seio do cristianismo, continua não apenas a ser investigado e interpretado, mas sobretudo a manter com Ele uma relação viva e actual. Na crónica do Domingo passado, deixei algumas indicações bibliográficas. Alguns leitores pediram-me que apresentasse, também, livros de fácil acesso em Portugal[4].

Na figura de Jesus de Nazaré, surgiu uma relação com Deus e com os seres humanos, que não faz de Deus reserva privada de nenhum povo e não propõe um caminho humano que exclua qualquer pessoa, de qualquer etnia, de qualquer religião ou sem religião. O amor incondicional a todos e a recusa da exclusão, seja de quem for, é a sua marca. Fica para sempre o seu exemplo: evitar o mal que estraga a vida e dedicar-se às pessoas, sobretudo às mais abandonadas.

Este Jesus não escreveu nada. Os textos do Novo Testamento sem Ele seriam acerca de nada. É verdade que são textos de retrospectiva, elaborados alguns muito perto dos acontecimentos, como os de S. Paulo, e outros de segundas e terceiras gerações de cristãos. Quando dizemos Evangelho segundo S. Mateus, S. Lucas, S. Marcos e S. João, não significa que tenham sido estas personalidades que os escreveram. Foi importantíssimo que se tenha resistido a não eliminar as diferenças entre eles para fazer o evangelho único. Os cristãos têm, desde a origem, uma imagem multifacetada de Jesus Cristo. Hoje ainda, há preferências legítimas por alguns textos sem exclusão dos outros. É um Jesus Cristo plural no pluralismo que se deve viver na Igreja e na sociedade.

2. Bergoglio escolheu para o seu pontificado – arte de fazer pontes – a figura de S. Francisco de Assis, o amante da natureza, o aberto a todos, a começar pelos mais pobres, e a querer conversar com dirigentes muçulmanos. É a figura da paz, do perdão irrestrito e da reconciliação ecológica.

Esta escolha podia ser, apenas, um gesto simpático para anunciar um desígnio que as circunstâncias da vida fariam esquecer. Nada disso. Tornou-se cada vez mais evidente que essa escolha do nome era a própria marca da maneira de ser que gostava de incarnar.

Tinha pela frente questões muito vivas e agudas que levaram o Papa anterior a demitir-se. Antes de mais, era preciso levar a sério a reforma da cúria e da gestão do banco do Vaticano. Os escândalos multiplicaram-se. A pedofilia de padres, bispos e cardeais lançou, em muitos países, o descrédito em relação aos líderes da pastoral da Igreja. Esta era a exigência de uma reforma ad intra. A relação da Igreja tem a ver, essencialmente, com a sociedade em que está inserida, como o tinha afirmado o Vaticano II, na Gaudium et Spes, a Igreja no mundo contemporâneo, em mudanças vertiginosas. Nesta relação, ela não pode alimentar qualquer sonho de dominação. Pertence-lhe escolher os modos de servir e de levar as lideranças mundiais a pensar e a agir em termos de serviço.

Pela sua forma de actuar, o Papa Francisco mostrou uma relação nova da Igreja com a sociedade a partir dos mais abandonados e castigados por uma economia que mata. A Igreja só pode existir como um hospital de campanha, em saída para todo o género de periferias.

Criou, deste modo, um estilo que se tornou contagiante para alterar o diálogo inter-religioso que, muitas vezes, se alimenta de conversas inconsequentes, ou melhor dito, que não levam a nada. Pelo seu exemplo, os encontros com as outras Igrejas cristãs e com as outras confissões religiosas nunca deram a imagem de que estava, apenas, a cumprir exigências de boa diplomacia. Nesses contactos, ele mudou e os outros também.

3. Este Natal recolhe frutos de uma caminhada, de poucos anos, mas que parecem séculos. Dou apenas um exemplo: o Papa Francisco e o Grão Imame de Al Azhar, Ahmad Al-Tayyeb, uma figura com grande influência no mundo muçulmano sunita, propuseram à ONU uma data para celebrar o Dia da Fraternidade Humana e participar na organização de um Encontro Mundial sobre a mesma. Isto segue a um grande trabalho de casa. Estas duas personalidades ao serviço da reconciliação entre povos e religiões tinham assinado, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), a 4 de Fevereiro de 2019, o notável Documento sobre a Fraternidade Humana pela Paz Mundial e a Convivência Comum. 

Jesus de Nazaré não nasceu apenas de um povo. Nasceu de toda a humanidade, como diz S. Lucas, e para que os povos não esqueçam que têm, todos, de construir uma grande família.



15. 12. 2019



[1] Cf. Le Monde des Religions (Novembre-Décembre 2016), p.55
[2] Daniel Boyarin, The Jewish Gospel. The Story of the Jewish Christ (existe tradução para francês com o título: Le Christ Juif. À la recherché des origins, Cerf, Paris, 2013.
[3] Tarif Khalidi, Jesus Muçulmano. Máximas e Histórias da Literatura Islâmica, Tágide, Lisboa, 2002.
[4] Anselmo Borges (Coord.), Quem foi Quem é Jesus Cristo?, Gradiva, 2012; Joseph Doré, Jesus explicado a todos, Paulinas, 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário