NÃO VOS
ABANDONAREI
Frei
Bento Domingues, O.P.
28
Julho 2024
1. A bela música de Caetano
Veloso e Kleber Lucas – Deus cuida de mim – presta-se a um equívoco. Se,
por um lado, é importante a convicção de fé que Deus cuida de cada um de nós,
que não estamos sozinhos no mundo, por outro, pode transformar-se numa acusação
a Deus. Quem se sente rejeitado, abandonado ou esquecido, vai perguntar, onde
é que está esse Deus que cuida de mim? Como alguns disseram, ou Ele não é
todo-poderoso ou não é bom, não tem compaixão. É um modo de dizer que Deus não
existe.
E, no entanto, parece-me cristianíssima a expressão Deus
cuida de mim, porque convoca os seres humanos para cuidarem uns dos outros[1].
Sem esta fé, cada um segue o seu caminho sem olhar para os que precisam de
ajuda. Quer em certos livros do Antigo Testamento quer nos textos cristãos,
Deus é Aquele que não pode deixar ninguém sozinho porque nos responsabiliza
pela situação em que o mundo se encontra, que gasta em armas o que devia gastar
em tornar este mundo habitável, cheio de beleza e solidariedade.
A mensagem do Papa Francisco, para este IV Dia Mundial
dos Avós e Idosos, começa por aqueles que já não contam e facilmente são
descartáveis[2].
Estamos no tempo das férias de Verão que acentuam uma situação
que pode percorrer o ano todo. O Papa, na sua Mensagem deste ano, recorda a sua
própria experiência. «A molesta companheira da nossa vida de idosos e avós é,
com frequência, a solidão. Muitas vezes me sucedeu, como bispo de Buenos
Aires, ir visitar lares de terceira idade, dando-me conta de como raramente
recebiam visitas aquelas pessoas: algumas, há muitos meses, não viam os seus familiares».
Além disso, as pessoas idosas e doentes, muitas vezes, têm
ainda de suportar a acusação de que são elas que impedem o desabrochar da vida
dos mais novos. Seriam, assim, responsabilizadas pelos conflitos de gerações. O
que se gasta com os mais idosos e doentes seria roubado ao desenvolvimento dos jovens
e do próprio país. Contrapor as gerações é um fruto da cultura do conflito.
2. A solidão e o descarte dos
idosos e doentes não são casuais nem inevitáveis, mas fruto de opções –
políticas, económicas, sociais e pessoais – que não reconhecem a dignidade
infinita de cada pessoa.
Hoje, existem muitas mulheres e homens que procuram, de
tal maneira, a sua própria realização pessoal, que optam por uma existência
autónoma, ligada apenas às exigências da sua carreira ou da sua comodidade. Esta
é a marca do individualismo. A passagem do «nós» ao «eu», autossuficiente
e distraído dos outros, é sinal de egoísmo.
Como diz o Papa Francisco, a família é a primeira e a
mais radical contestação da ideia de nos podermos salvar sozinhos. É, antes,
uma das vítimas desta cultura individualista.
Quando se envelhece e à medida que as doenças aumentam e
as forças diminuem, a miragem do individualismo, a ilusão de não precisar de
ninguém e de poder viver sem vínculos, revela que já não podemos alimentar a
ideia de que poderíamos viver sem a ajuda dos outros. Muitas vezes, já é
demasiado tarde.
A solidão e o descarte, tão frequentes, têm múltiplas
raízes e é fundamental não tratar todas as situações com as mesmas receitas. Nalguns
casos, são o resultado duma exclusão planeada, uma espécie de triste «conjura
social»; noutros, trata-se infelizmente de uma decisão própria; noutros ainda,
fingindo que se trata de uma opção autónoma, não passa de uma ficção criada
para tornar suportável essa solidão.
Em qualquer dos casos, é importante não se resignar, mas
colaborar com as pessoas que procuram soluções viáveis. Contra a atitude
egoísta, que leva ao descarte e à solidão, deve-se contrapor um coração aberto
e confiar em quem diz, como na história bíblica de Rute, não te abandonarei![3].
3. Durante muito tempo,
costumava recomendar um livro para férias. Gostaria de voltar a esse costume. Para
estas férias, recomendo um dos últimos livros do professor de Filosofia da
Universidade de Barcelona, Josep Maria Esquirol, A Escola da Alma. Da forma
de educar à maneira de viver[4].
A escola da Alma é o mundo.
Importa começar pelas suas notas introdutórias, para não
lhe emprestar propósitos que não sejam dele, para não se pensar, pela capa, que
seria um livro puramente espiritualista, embora o seu tema seja, de facto, a forma
de educar e a maneira de viver.
Começa pelo mundo. Há casa porque há intempérie. E a
intempérie pede amparo. Há escola porque há mundo. E o mundo pede atenção.
Há casa e há escola porque, no amparo e na atenção, cada um pode fazer caminho
e amadurecer para frutificar. Que tipo de fruto? Mais casa e mais mundo.
Uma verdadeira escola é um lugar onde se treina a prestar
atenção às coisas do mundo e aos outros. Pode ou não ter o nome de escola.
Pode ser uma escola primária, num qualquer lugarejo do mediterrâneo ou um
mosteiro budista nas montanhas do Tibete; a escola que Epicteto tinha em Nicópolis,
há dois mil anos ou a que, apesar de tudo, continua a acontecer hoje, numa
qualquer sala de aula universitária. Como o cultivo da atenção é sempre
oportuno e benéfico, poderia haver – deveria haver – escola ao longo de toda a
vida. Sobretudo se se tiver em consideração que há coisas que se fazem esperar,
como uma revelação do mundo, que costuma acontecer ao cabo de muitos anos.
A escola é antidestino em todos os sentidos. Cria um
lugar e um momento onde a família e as origens sociais passam para segundo
plano. Porém, como a capacidade de uma pessoa tem muito a ver com as condições
sociais, por vezes temos de ir contra a facticidade, principalmente quando ela
é desfavorável. A escola é um lugar de igualdade e liberdade básicas.
A vida humana é uma resposta interminável. Na escola pode
acontecer um encontro que, ao dar confiança, ofereça também um bom impulso.
Educar é ajudar a esboçar alguns nos traços dessa resposta.
Fácil de dizer: educar tem a ver com indicar e iniciar o
caminho que conduz à maturidade. E o que é maturidade? Bom, também é fácil de
dizer: dar frutos. Todo o ser vivo tende para a maturidade. Mas principalmente,
e de forma especialíssima, o humano, porque cedo se reconhece chegado à vida e
mortal.
A educação relaciona-se com o processo de amadurecimento
das pessoas e, portanto, com o fruto que acaba por se oferecer. Mas, então,
cabe perguntar: de que tipo é o fruto principal? E depois, o que é que o faz
amadurecer? Descobrir o sabor deste fruto e os elementos mais apropriados ao
seu cultivo é encontrar o sentido da educação[5].
A mística deste filósofo é como a teologia do Papa
Francisco, uma mística de olhos e coração abertos para toda a realidade.
Boas férias. Até Setembro.
[1] É esse o
fundamento da chamada ética samaritana, Lc 10, 29-37
[2] Foi este
Papa que, em 2021, estabeleceu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a celebrar
no 4º Domingo de Julho.
[3] Rute 1,
16-17; cf. Mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Avós e dos
Idosos, 2024
[4] Edições
Paulinas, 2024
[5] Cf. Josep
Maria Esquirol, A Escola da Alma. Da forma de educar à maneira de viver, Edições
Paulinas, 2024
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