segunda-feira, 9 de setembro de 2024

JESUS CURA A COMUNICAÇÃO - Pe. Manuel João, MC

 JESUS CURA A COMUNICAÇÃO 

 

23º Domingo do Tempo Comum (B)
Marcos 7,31-37: “Faz que os surdos oiçam e que os mudos falem”

JESUS CURA A COMUNICAÇÃO 

O episódio da cura do surdo-mudo narrado no evangelho de hoje encontra-se apenas em São Marcos. Está situado fora dos limites da Palestina, na Decápole, em território pagão. A anotação geográfica é um pouco estranha porque Jesus, para descer até ao lago de Genesaré, primeiro desloca-se para o norte (de Tiro em direção a Sidônia, no atual Líbano) para depois descer pela margem oriental do Jordão, em território da Decápole (atual Jordânia). Jesus é um “cruzador de fronteiras” e muitas vezes não segue o caminho reto, pois quer alcançar todos em nossos caminhos tortuosos e levar o evangelho aos vastos territórios pagãos da nossa vida. 

O texto diz que o surdo-mudo foi "levado" a Jesus por outras pessoas que lhe “suplicaram que impusesse as mãos sobre ele”. Encontramos outros casos nos evangelhos em que a iniciativa de pedir a cura de alguém é tomada por outros. Isso ocorre especialmente quando o doente é incapaz de ir a Jesus (veja o paralítico de Cafarnaum: Mc 2,1-12; e o cego de Betsaida: Mc 8,22-26). Mas todos nós precisamos ser "levados" pelos irmãos e pela comunidade. Jesus então “afastou-se com ele da multidão”, não só para evitar publicidade, mas para favorecer um encontro pessoal com aquele homem. 

A modalidade de cura é bastante incomum: Jesus “meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «Abre-te»” Normalmente, basta um gesto ou uma palavra de Jesus para operar a cura. Aqui, o evangelista talvez queira destacar a nossa resistência, de um lado, e o envolvimento de Jesus na nossa situação, do outro. Este relato lembra-nos a cura do cego de Betsaida, em território da Galileia, que ocorrerá mais tarde (Marcos 8,22-26). Pagãos ou crentes, todos precisamos ser curados em nossos sentidos espirituais para ter um relacionamento novo com Deus e com os irmãos. Assim se realiza o que Isaías havia profetizado na primeira leitura: “Então se abrirão os olhos dos cegos e se desimpedirão os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria”. 

Pontos de reflexão 

1. Tudo começa pela escuta. Na Sagrada Escritura, o sentido privilegiado no relacionamento com Deus é a audição. Encontramos 1.159 vezes o verbo ouvir no Primeiro Testamento, muitas vezes tendo Deus como sujeito (biblista F. Armellini). É por isso que o primeiro mandamento é Shemà Israel, Escuta Israel (Dt 6,4). Ser surdo era uma patologia grave, como um castigo (cfr. João 9,2) pois impossibilitava ouvir a Torá. É por isso que os profetas anunciavam para os tempos messiânicos: “Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro” (Isaías 29,18). Na realidade, o caminho daquele que acredita é uma progressiva abertura e sensibilidade para a escuta: “Cada manhã Ele desperta o meu ouvido para que eu ouça como um discípulo. O Senhor Deus abriu meu ouvido e eu não resisti” (Isaías 50,4-5). 

Vivemos numa sociedade acusticamente poluída, com o risco de uma "otosclerose", o endurecimento do nosso ouvido, por habituação ou defesa. Esta "surdez física" pode repercutir-se na esfera espiritual. A voz de Deus torna-se uma entre muitas e, inclusive, ofuscada por outras vozes amplificadas pelos mídia. O crente tem extrema necessidade de ser continuamente curado da surdez do coração. 

2. Da escuta nasce a palavra. Da escuta de Deus e do irmão nasce a palavra verdadeira, a comunicação autêntica. A cura da língua é consequente à do ouvido: “Abriram-se os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar corretamente”.

Num mundo hiperconectado, cresce a Babel da incomunicabilidade, que se manifesta na linguagem falsa e manipuladora, no bullying e na opressão. A palavra é banalizada, mortificada e tornada insignificante, gerando bloqueio comunicativo, solidão e mutismo. Esta situação tem repercussões na esfera familiar e nas relações interpessoais, bem como na sociedade e na Igreja.

Deveria preocupar-nos especialmente a afonia da Igreja e do cristão. Um cristão afônico dificilmente pode comunicar a boa nova do evangelho. A afonía da Igreja corrói a dimensão profética da fé, com o risco de torná-la cúmplice da injustiça que se espalha pelo mundo. 

O que fazer para “falar corretamente” como o homem do evangelho? Como recuperar a voz profética “que grita no deserto”, para fazer ressoar a Palavra nos numerosos desertos do mundo de hoje? 

Talvez nos falte aquela meia hora de silêncio de que fala o Apocalipse: “Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, fez-se silêncio no céu por cerca de meia hora” (8,1). Talvez na Igreja estejamos muito habituados a subir à cátedra e menos a calar e fazer silêncio. Sem silêncio: não há discernimento para captar a "gravidade" do momento que vivemos; não há sensibilidade para se abrir ao assombro da intervenção divina; não há palavra iluminada para ler o presente! Como o profeta Elias, precisamos frequentar o Horeb da nossa fé, a cruz de Cristo, para captar a nova modalidade da presença de Deus na "voz do silêncio" (1Rs 19,12). 

Talvez nos falte a higiene matinal da alma. Todos os dias lavamos cuidadosamente os ouvidos e a boca, mas muitas vezes negligenciamos a lavagem dos ouvidos e da boca do coração. Seria necessário lembrar, todas as manhãs, o evento do nosso batismo e, mergulhando as nossas mãos naquelas águas, repetir interiormente, em oração, o Efatá batismal: “O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, me conceda hoje a graça de escutar a sua palavra e de professar a minha fé, para louvor e glória de Deus Pai!” 

P. Manuel João Pereira Correia, mccj

P. Manuel João Pereira Correia mccj
p.mjoao@gmail.com
https://comboni2000.org

 

Sem comentários:

Enviar um comentário