quarta-feira, 30 de abril de 2014

Laureano - músico,poeta,escritor


Muitos de nós conhecem o Laureano (Viseu 1959 ).  Poucos , talvez, conheçam o Lauro Portugal. É um dos autores do hino da Associação. Tem estado presente nos nossos encontros. Em 2012 escreveu um livro de histórias para crianças. Ofereceu-me um que eu já levei para os meus netos. Este ano já confirmou a sua presença em Viseu.
Aqui vai uma resenha do seu CV que me foi enviada pelo Aventino (Famalicão 1962).



Lauro Portugal

Press release
Lauro Portugal nasceu em Canas de Santa Maria (08-03-49), actual vila do concelho de Tondela, na qual viveu a sua meninice, até ingressar no Seminário das Missões, em Viseu, onde permaneceu alguns anos em que a paixão pela língua portuguesa e pela música ganhou alicerces.
Depois de ter frequentado o Conservatório Nacional de Música, enveredou pela produção nas áreas musical e literária. Dele se gravou mais de centena e meia de temas de música ligeira, enquanto, após ver trabalhos seus nos volumes Florilégio I, Florilégio II, Quinzena Cultural Bancária e VI Antologia de Poesia Internacional Contemporânea, publicou alguns livros nos campos da poesia, da cultura e da didáctica, com especial relevo para a análise linguística, através da qual pretende, segundo as suas palavras, “contribuir para a preservação duma riqueza que é de todo o país”, numa chamada de atenção para um maior cuidado no uso, por parte de pessoas influentes, da língua-mãe de todos nós.
É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas – Português-Francês –, sócio-cooperador da Sociedade Portuguesa de Autores, membro da Associação Portuguesa de Escritores e investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa.
Preocupado sempre com o bem-falar e escrever português, foi revisor de obras literárias, conferencista sob o tema “Erros Comuns de Linguagem na Oralidade e na Escrita”, palestrante na área da tradução-retroversão, autor da rubrica radiofónica “Horizonte Português” e de textos sobre a língua portuguesa, e formador dos cursos de “Oratória para Executivos” e “Como Falar em Público” em escolas privadas.

Livros

publicados

São Valentim todos os Dias, 2003 (Roma Editora) (poesia)

Beijos, flores e Versos para Minha Mãe, 2003 (Roma Editora) (poesia)
Conversas com o meu pai, 2004 (Roma Editora) (poesia)
Gente Famosa também dá Pontapés na Gramática, 2004 (Roma Editora)
Ranchos Folclóricos e Bandas Filarmónicas – a voz e a alma de Portugal, 2005 (Roma Editora)
Gente Famosa continua a dar Pontapés na Gramática, 2006 (Roma Editora)
O País a Raios X, 2006 (Roma Editora)
Grupos Corais e Instrumentais de Portugal, 2007 (Roma Editora)
A Língua Portuguesa é muito Atraiçoada, 2009 (Prefácio)
Versos Inversos, 2009 (Prefácio) (poesia)
Joaninha, voa, voa até Lisboa! e outros bichinhos do campo, 2012 (Chiado Editora)
A Gloriosa Morte do Escorpião, 2013 (Corpos Editora)

Por publicar

Gramática Desconhecida de Gente Conhecida
Versos Desvariados (Incons)ciências Sociais e Políticas)

3 comentários:

  1. Bom dia!

    António, meu bom amigo,

    Envio, em anexo, a lista das obras publicadas pelo Antigo Aluno Comboniano Laureano (que escreve sob o pseudónimo de Lauro Portugal); peço-te que sejam divulgadas por todos os membros da nossa Associação. Já li várias obras dele e testemunho que me deram grande prazer, quer pelos conteúdos (cheios de miolo e dos nossos dias), quer pela forma inovadora da sua escrita, pelo que sou de opinião que valem bem a pena serem divulgadas e... lidas!

    Abraço amigo e fraterno.

    Aventino - Lamego - turma de 1962, em Famalicão.

    ResponderEliminar
  2. Foi com muita alegria que reencontrei ontem, em Viseu, no encontro dos Antigos Alunos,o meu grande amigo Laureano, antigo colega do Seminário em 1960-1964 e é com muito gosto que vejo aqui uma referências a todas as suas obras.

    Um abraço,

    Sérgio L. Ramalho
    Lamego

    ResponderEliminar
  3. O meu apreço pelo Dr Laureano e os meus parabéns pelo seu excelente currículo.
    Gostei de o ver em Viseu este ano.
    É a última personagem de que me lembro do seminário em Viseu, e terá, talvez, "colaborado ligeiramente" para eu deixar mais cedo o SMV...
    Abraço!
    J.

    ResponderEliminar