Parte para a Angola, na próxima segunda-feira, 8 de Julho, um segundo grupo de dez missionários, no âmbito do projecto da União das Associações dos Antigos Alunos dos Seminários Portugueses “Por dantes navegados” – Vª Etapa, e que terá, como ponto central, a Missão do Gungo, fruto de uma geminação entre as dioceses de Leiria-Fátima e do Sumbe.
Tal como a origem do projecto “Por mares dantes navegados” foi marcada pela proclamação do Ano da Fé (Bento XVI), também esta etapa está a desenvolver-se sob o espírito do Mês e do Ano Missionários, proclamados pelo Papa Francisco e pela Conferência Episcopal Portuguesa, respectivamente, com o intuito de “renovar o compromisso missionário da Igreja”.
Francisco, na mensagem para o Dia Mundial das Missões (20/10/2019), convida-nos a “reencontrar o sentido missionário da nossa adesão de fé a Jesus Cristo, fé recebida como dom gratuito no Baptismo”. Da fé – recorda-nos o Papa – “nasce uma vida nova partilhada com muitos outros irmãos e irmãs. E esta vida divina não é um produto para vender – não fazemos proselitismo –, mas uma riqueza para dar, comunicar, anunciar: eis o sentido da missão”.
É este o sentir e o espírito que presidiu e preside à organização, preparação e realização de cada uma das etapas deste Projecto que já nos levou ao contacto com as comunidades das dioceses de Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Madeira e agora Sumbe, em Angola. Vamos viver o dia a dia da Missão do Gungo, na cidade e nas montanhas!
Com uma duração de treze dias, participaremos nos diversos trabalhos da Missão, executando algumas tarefas de apoio à comunidade, e visitaremos locais de maior interesse histórico e religioso, ambiental e paisagístico.
A todas as pessoas e instituições que nos ajudaram a preparar esta viagem missionária e a angariar bens e valores para a partilha, o nosso bem-haja!
P. Armindo Janeiro
Presidente da Direcção
Presidente da Direcção
Sem comentários:
Enviar um comentário