quinta-feira, 18 de setembro de 2014

"Escolásticos" em actividade...


Maia-1964 : O P.e Neres e o António Joaquim lavando o carro da casa...
Pois...A vida no seminário não era só estudo e..."rezas". Havia muito entretimento, muita futebolada, muito hóquei em campo com sticks feitos de toros de couve galega, algum teatro ( O P.e Martins era um artista...), algum cinema ( quem se não lembra do "Búfalo Bill" visto até à exaustão, do "Kiri Kiri" e outros ?... ), passeatas ao domingo à tarde até à Quinta do Fontelo ou pelos montes em redor, ou, ainda, a apanha de míscaros por esta altura com as primeiras chuvas etc, etc e etc. Vida saudável ainda que muito disciplinada!
Depois havia algumas artes e ofícios. Não sei porquê, mas um dia lembraram-se de mim para aprendiz de barbeiro... Foi meu mestre de barbeiro o Luis Afonso, um rapaz muito dedicado, muito piedoso e muito compenetrado do seu papel. Aprendi a arte. Obrigado Luis Afonso. Ainda conservo os seus conhecimentos. Não sei se ainda me serão necessários.... Uma experiência de que me recordo era o corte do cabelo ao P.e Poda, de saudosa memória. Professor de filosofia, dedicou toda a sua vida ao ensino. Foi meu professor de filosofia durante 4 anos: 2 na Maia e 2 em Sunningdale. Em Viseu ensinava já não sei bem o quê. Pois cortei muitas vezes o cabelo ao P.e Poda, em Viseu sob supervisão atenta do Luis Afonso, na Maia e em sunningdale já como barbeiro encartado. E sempre que se sentava na cadeira me fazia a mesma recomendação: cuidado,  não me corte as orelhas. Penso que terá morrido com as duas orelhas...

Sem comentários:

Enviar um comentário