segunda-feira, 8 de março de 2021

Daniel Comboni: a paixão de uma vida! - DM, Pe. Alberto Vieira

       


  A meio do mês de Março celebramos um gigante de humanismo e de fé: Comboni. Em 15 de Março de 1831 nasceu Daniel Comboni em Limone Sul Garda (Itália) de pais pobres de bens, mas ricos de humanidade: Domingas Pace e Luis Comboni. Foi o quarto de 8 filhos falecidos quase todos em tenra idade. Em 1854 Daniel Comboni é ordenado sacerdote e três anos depois parte para a África juntamente com outros cinco missionários e com a bênção da mãe que lhe diz: “Vai, Daniel, e que o Senhor te abençoe”.  Comboni viveu e morreu no coração da África. Teve sempre a África no coração mesmo quando se encontrava na Europa mobilizando recursos e missionários para mais e melhor servir a missão. Ao assistir à morte em África dum seu jovem companheiro missionário, Comboni em vez de desanimar sente-se interiormente confirmado na decisão de continuar a sua missão e assume o compromisso: “Nigrizia ou morte, África ou morte”. Daniel tem uma iluminação fulgurante que o leva a elaborar o seu famoso Plano para a regeneração da África, um projeto missionário que se pode sintetizar numa intuição, «Salvar a África com a África», e que é fruto da sua ilimitada confiança nas capacidades humanas e religiosas dos povos africanos. Pelos africanos consome todas as suas energias, e luta tenazmente pela abolição da escravatura. A sua fé inquebrantável no Senhor e na África leva-o a fundar em 1867 e 1872, respectivamente, os seus Institutos missionários, masculino e feminino, posteriormente conhecidos como Missionários Combonianos e Irmãs Missionárias Combonianas.  Dentro da sua espiritualidade hoje temos também as Seculares Combonianas e os Leigos Missionários Combonianos.

 No dia em que regressou a Cartum, Sudão, como pastor deste povo, em 11 de Maio de 1873 disse: “Eu volto para o meio de vós para nunca mais deixar de ser vosso, e totalmente consagrado para sempre ao vosso maior bem. O dia e a noite, o sol e a chuva encontrar-me-ão igualmente e sempre disposto a atender às vossas necessidades espirituais; o rico e o pobre, o são e o doente, o jovem e o idoso, o patrão e o servo terão sempre igual acesso ao meu coração. Quero partilhar a vossa sorte, e o dia mais feliz da minha existência será aquele em que eu possa dar a vida por vós.” Daniel Comboni morreu a 10 de Outubro de 1881, com apenas 50 anos de idade, marcado pela cruz que, qual esposa fiel e amada, nunca o abandonou. Morre em Cartum no meio da sua gente, consciente de que a obra missionária não morreria. “Eu morro, mas a minha obra não morrerá”.

 Foi proclamado santo em 5 de Outubro de 2003 por São João Paulo II. Recebendo os missionários combonianos o Papa Francisco disse: “como consagrados a Deus para a missão, estais chamados a imitar Jesus misericordioso e manso, para viver o vosso serviço com coração humilde, ocupando-vos dos mais abandonados do nosso tempo. Sabemos que a história do Instituto Comboniano está marcada por uma corrente ininterrupta de mártires, que chega até aos nossos dias. Eles são semente fecunda na difusão do Reino e protetores do vosso compromisso apostólico”.

 A vida humana de Comboni terminou em 10 de Outubro de 1881. Porém a sua herança continua viva nos que, em todos os continentes, continuam a sua ação evangelizadora. Em Portugal os combonianos chegaram em 1947. A primeira casa foi construída em Viseu. A V. N. de Famalicão chegamos em 20 de Novembro de 1956. Nesta casa, que já foi seminário, a comunidade está constituída por 8 membros. Dois são irmãos e seis são padres: moçambicano, italiano e portugueses, constituindo uma comunidade verdadeiramente católica, como desejava São Daniel Comboni, além de servirmos a paróquia de Santiago de Antas e os ministérios da reconciliação procuramos animar missionariamente paróquias e grupos de adolescentes, jovens e adultos. Todos são bem-vindos e aqui têm a sua casa de portas abertas.

Sem comentários:

Enviar um comentário