sábado, 3 de abril de 2021

VOTOS DE UMA SANTA PÁSCOA - DE ROMA - Pe.Manuel Augusto

                           Combonianos portugueses em Roma
 

Caros Colegas e Amigos

Ainda não é desta vez que vos anuncio a data do nosso reencontro. Provavelmente será de novo adiado para MAIO do próximo ano. Estamos em plena vivência pascal. Tenho a oportunidade de partilhar convosco uma pequena reflexão do nosso amigo , Antigo Aluno, P.e. Manuel Augusto ( "Gurú fundador dos nossos encontros) a propósito e como votos de uma Santa Pàscoa. Espero que vos agrade e dela tireis os proveitos que os seus pensamentos vos sugerirem.

António Pinheiro

".Feliz Páscoa!

Cada ano, como amigos, como cristãos, marcamos encontro pela Páscoa para trocarmos palavras e sentimentos de comunhão e encorajamento. Fazemo-lo, desta vez, depois de um ano vivido reféns da pandemia, ao sabor do isolamento, um tempo que custou a passar e pôs à prova a nossa esperança.

Há um ano, já tínhamos sido visitados pelo vírus e esperávamos que passasse depressa e que a nossa vida pudesse voltar ao seu normal. Tal não aconteceu e continuamos a esperar: o fim da pandemia, a vacina que nos resguarde e ajude a conviver com o vírus...

Como cristãos, na Páscoa esperamos por mais: uma luz, uma resposta às perguntas que se acumularam dentro de nós neste ano. Como recuperar a capacidade de gostar do futuro, depois de este tempo em que vivemos prisioneiros, sem horizonte, e em que experimentámos o peso do quotidiano? Como acreditar que o melhor das nossas vidas está para vir e, pois que as forças nos faltam, nos será concedido como Dom? Como perceber que o futuro nos é dado como promessa no tempo presente, o único que temos para viver; e como viver em plenitude, em função de um destino futuro, de um desejo de felicidade, sempre insatisfeito?

A Páscoa de Jesus fala-nos de paixão. Encontramos as respostas que procuramos quando no meio da nossa paixão nos descobrimos capazes de amar e de nos deixarmos amar. O amor não nos poupa à paixão e ao sofrimento; pelo contrário, faz-nos mergulhar na vida, entrar em tudo o que ela nos traz, com corpo e alma.

A Páscoa de Jesus fala-nos de ressurreição. De um amor capaz de entrar em tudo para tudo transfigurar, de transformar a dor em beleza... de um Amor que é divino, à altura de Deus, capaz de experimentar Vida mesmo na morte, como foi o amor que Cristo viveu e comunicou na Sua Páscoa.

A nossa Páscoa faz memória e actualiza, na nossa vida, a paixão e ressurreição de Jesus: na sua essência, é passagem, de Jesus e nossa com Ele, da morte à Vida; das perdas e do sofrimento à Vida em plenitude. É passagem quotidiana, promessa de plenitude para quantos mergulham no mistério da Vida, abraçam o sofrimento que ela contém e se abrem ao Amor que a ressuscita e renova. Mais do que emoção, trata-se de uma acção, de uma postura de vida, de uma Fé no mistério de onde viemos e para o Qual caminhamos, que nos resgata cada dia para o sentido da vida.

Com o meu abraço e a minha lembrança de amizade, desejo-te uma Páscoa feliz para ti e para os teus.

P. Manuel Augusto

 “Porque procurais entre os mortos aquele que está vivo? Ressuscitou!” (Marcos 24,5)

 Manuel Augusto Lopes Ferreira

Missionari Comboniani
Via Luigi Lilio 80
Roma
Italia
00 39 06 519451

Sem comentários:

Enviar um comentário