quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Natal 2021 “NÃO TENHAIS MEDO, SOU EU”

 

Na situação atual, em que estamos a viver, parece-me que a Palavra Deus do Evangelho de S. João (Jo 6, 16-21), venha muito a propósito. Hoje encontramo-nos, como os Apóstolos, numa barca à deriva sobre as ondas dum mar embravecido, açoitada pelos ventos contrários.

No meio da agitação das águas e mergulhados em densas trevas, os Apóstolos, apesar de já terem experimentado a divindade e o poder de Jesus, tiveram medo e começaram a gritar. Connosco muitas vezes sucede a mesma coisa: depois de tantas graças recebidas, ainda duvidamos.

Jesus, porém, conhecendo a falta de fé dos seus discípulos, não os deixa abandonados à merce dos seus temores. Em plena noite, vem ao encontro daqueles homens amedrontados, que pensavam ver um fantasma e gritou-lhes: «Sou Eu, não tenhais medo»!

No meio do turbilhão das águas, Pedro começou a afundar-se, teve medo e gritou: «Salva-me, Senhor!» Jesus estendeu a mão, segurou-o e disse: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» Hoje, como Pedro, quando estamos envoltos em densas trevas e a afundar na voracidade das águas tumultuosas, somos convidados a gritar como ele: «salva-me, Senhor!».

 

Quando entraram na barca, o vento amainou» (Cf Mt 14, 25-32).

É assim! Quando Jesus entra na nossa barca, toda a agitação se acalma e entra a bonança e a paz.

A falta de fé dos Apóstolos, encheu-os de medo, pensando que iriam perecer naquele mar embravecido. Hoje, é também a falta de fé de muita gente, que, na situação atual, leva a duvidar da presença de Jesus e do Seu poder libertador.

O Natal é uma carta de amor que Maria nos entrega, um convite de Nossa Senhora a acolher o Seu Filho. Ela aparece-nos grávida; convida-nos a aproximarmo-nos dela e a colocar a nossa mão sobre o seu ventre, para experimentar que Jesus já está presente ente nós. É ainda um convite a seguirmos o exemplo de Isabel sobre a qual Maria derramou o Espírito Santo que estava Nela e santificou o Baptista que estava no seu ventre. Maria diz-nos também que aproximemos o nosso ouvido para escutar os batimentos do coração do Seu Filho, que é Amor e Misericórdia sem limites e bate em uníssono com o coração Dela e com o nosso.

A Santíssima Virgem Maria, continua a pedir-nos que lavemos bem os nossos presépios e purifiquemos as nossas manjedouras (os nossos corações) a fim de lá depositar o Seu Filho. Quando Maria nos entrega o Menino, depois de limpar as manjedouras, quer que cuidemos da presença d’Ele em nós e que O levemos aos outros, para sermos continuadores da Sua Missão, pois, como todas as crianças, Jesus não gosta de ficar muito tempo parado, mas quer comunicar-se aos outros.

Para tal, precisamos de deixar crescer Cristo em nós para O levar, como Ela, a todas pessoas que ainda não O conhecem, seguindo e sendo a Estela de Belém. Neste Natal temos que aproveitar esta carta de amor que a Mãe nos dá, para O recebermos e O deixarmos crescer em nós.

Com Jesus na nossa barca, podemos avançar sem medo para o alto mar, no meio das maiores tempestades, açoitados pelos mais furiosos vendavais do ómicron e outras tribulações, na certeza que não nos afundaremos, porque Ele é Deus connosco e em nós.

Que todas e todos vós vos adorneis para a Festa com os dons do Espírito Santo, para celebrar dignamente o Natal.

Vosso irmão e amigo,

P. Alfredo Neres, mccj

Sem comentários:

Enviar um comentário