segunda-feira, 22 de julho de 2019

GRUPO DE CARAPITO - MOIMENTA DA BEIRA


GRUPO DE CARAPITO

Antigos Alunos Combonianos

Criado no ano passado por iniciativa do Dr Caseiro Marques, o Grupo de Carapito, composto por antigos alunos dos Missionários Combonianos, reuniu mais uma vez em Carapito.

Lembramos que, de Carapito, foram cerca de uma dezena os que estudaram no Seminário de Viseu, pertencente àquela congregação religiosa. O primeiro foi o Baltazar Trindade, que entrou naquele Seminário, por volta do ano de 1953. Aliás, este carapitense protagonizou uma interessante aventura que consistiu em fugir do Seminário e ter feito, a pé, sozinho, o caminho entre Viseu e Carapito. Segundo ele, chegou a ser ameaçado por um homem que o perseguiu, conseguindo escapar graças à sua destreza e juventude.

No corrente ano, o Grupo realizou a sua reunião no passado dia 20 de Julho, o que proporcionou um são convívio entre dezena e meia de antigos alunos, quase todos da mesma geração, naturais de Carapito e da região. Mutos outros não puderam participar por se encontrarem longe ou por terem a sua vida organizada e ocupada com os muitos afazeres próprios desta época do ano. Mas compareceu cerca de uma dezena de companheiros, pela primeira vez. Da parte de muitos outros ficou a promessa de virem a participar nos próximos anos. A reunião é aberta às esposas, pelo que o grupo ultrapassou as duas dezenas de convivas.

O almoço, servido num dos restaurantes de Carapito, constou de uma bem apetitosa paelha que saiu do gosto e do trabalho do José Manuel Lopes Marques, também ele antigo aluno comboniano.

Foi do agrado especial do grupo a presença de dois sacerdotes combonianos, representando duas gerações diferentes. Foram eles o Padre Manuel Augusto Ferreira, que já desempenhou funções de Superior Geral dos Combonianos, em Itália, durante dois mandatos e o seu primo, Padre Vítor Dias, que brevemente vai partir para as Filipinas, em missão. Ambos são naturais de Arcozelo das Maias.

Este Grupo de Carapito reúne uma vez pro ano e assenta em algumas afinidades intrínsecas aos participantes, sendo elas: a mesma idade aproximadamente, com entrada no Seminário nos primeiros anos da década de sessenta, a pertença à região, de limites variáveis, em torno de Carapito e uma abertura “ecuménica”, como lhe chamou o Padre Manuel Augusto, significando que todos têm ali lugar, independentemente das suas opções religiosas e políticas, e a sua posição social.

O próximo encontro ficou marcado para o dia 18 de Julho, igualmente em Carapito.

Sem comentários:

Enviar um comentário